Com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao Enfrentamento do Trabalho Infantil e outras violações de direitos da criança e do adolescente durante as festividades do Çairé 2019, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª) realizará em Alter do Chão ações de conscientização.
A programação inicia nesta quinta-feira (12) através de ,0reunião para formar parcerias com empreendedores de praia (barraqueiros) e estabelecimentos comerciais da vila de Alter do Chão para falar da importância da campanha no Çairé. Haverá entrega de camisas e bonés com o slogan #ChegadeTrabalhoInfantil para trabalhadores e empreendedores da vila balneária.
De acordo com a coordenadora do Aepeti, Carise Pedroso, é importante levar informações sobre como denunciar situações de trabalho infantil e outras violações aos direitos de crianças e adolescentes principalmente nesse período em que a vila recebe muitos turistas.
"Será um trabalho conjunto principalmente com o MPT que nos apoia com o material de divulgação, Conselhos Tutelares, Polícia Militar e Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente e com apoio dos empreendedores de praia e empresários de Alter do Chão. Somente juntos alcançaremos o objetivo do enfrentamento ao trabalho Infantil", destacou Carise.
A programação continua com a fixação de cartazes no dia 20 na Vila, e no dia 21 na Praça Nossa Senhora da Saúde com uma programação especial com apresentação de Carimbó pelas crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão; distribuição de lixocar, adesivos, ventarolas com slogan #ChegadeTrabalhoInfantil e imagens dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa para público participante da apresentação da disputa dos botos.
Confira a programação: