Comemoração dos 100 anos da Escola São José é marcada por ações ambientais. Foto-Ascom SemmaA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e Parque da Cidade, participou do plantio de três mudas de árvores das espécies Pau Rosa, Preciosa e Ipê Rosa na Escola São José, no planalto santareno. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (31) e fez parte da semana de comemoração alusiva aos 100 anos de fundação do educandário e da comunidade.
Para o professor de Física da escola, Rubem Silvaney, o evento relembra a rica história do colégio. "Esse evento relembra uma história que começou há 100 anos e o plantio dessas árvores é o símbolo dessa conquista, pois quando for comemorado os 200 anos da fundação do colégio e da comunidade, essas árvores estarão lá, enormes e belas simbolizando a longevidade de nossa instituição", destacou.
Durante a programação, além do plantio das mudas, houve a instalação da placa do centenário e a implantação da cápsula do tempo. Um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. Fotos e objetos cedidos pelos alunos e trabalhadores foram colocados na cápsula do tempo da escola. Após ser lacrada e enterrada, só será desenterrada e aberta passados exatos 20 anos. Ao ser aberta, a cápsula vai identificar quais sonhos, desejos ou pedidos se realizaram e comparar as diferenças de uma época para outra, além de servir como registro histórico.
Após o plantio das mudas, instalação da placa do centenário e implantação da cápsula do tempo, a programação seguiu com gincanas, competições esportivas e lanche. As comemorações devem seguir até esta sexta-feira (01).