Qualificação profissional e empreendedorismo foram trabalhados na oficina Três grandes nomes do empreendedorismo de Santarém estiveram palestrando no encerramento da oficina de qualificação profissional do Programa Acessuas Trabalho realizada no auditório do Restaurante Popular durante uma semana para 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica acompanhadas por equipamentos da Assistência Social de Santarém.
Com o tema "Mulheres Empreendedoras", a Presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) Rosemary Fonseca, da Divisão da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) participou para contribuir com sua vasta experiência; Vilberto Sá da Silva, Chefe da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) palestrou sobre o Licenciamento na Prefeitura de Santarém e o gerente adjunto do Sebrae Randolfo da Silva Veiga esclareceu sobre quais procedimentos para a formalização com foco para os benefícios.
As oficinas trabalharam a criatividade mais tomada de decisão; como discorrer um currículo, onde as usuárias saíram com seus currículos em mãos; auto-estima e auto-confiança; imagem pessoal x imagem profissional; relações interpessoais e empreendedorismo.
As usuárias ficaram empolgadas com tudo que foi trabalhado durante essa semana de qualificação e foram unânimes em falar da importância desse encerramento com pessoas tão qualificadas que servirão de exemplos para que elas continuem participando do programa.
"Que bom que todas gostaram de participar, pudemos enxergar nesse encerramento que elas ganharam um novo despertar, ouviram com atenção as palestras, tiraram suas dúvidas e se despediram confiantes. Esse é o objetivo do Acessuas Trabalho: plantar a semente de que é preciso hoje em dia a qualificação profissional", observou a coordenadora Louise Aguiar.
Louise acrescentou que algumas participantes das oficinas que se identificam com a culinária também irão participar do curso de Culinária Básica que será iniciado na segunda-feira (18), no auditório do Restaurante Popular. Haverá uma aula Inaugural do curso de Culinária Básica e Horticultura Orgânica. O curso de culinária será ministrado em Santarém para 20 mulheres e o de Horticultura Orgânica será ministrado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão para 20 pessoas.
A secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito participou do primeiro dia das oficinas e levou uma palavra de incentivo. "Desejo que todas absorvam ao máximo o conhecimento. Só com qualificação profissional que teremos a possibilidade de conquistar espaços no mundo do trabalho. Participem dessa oportunidade, agarrem com determinação para que seus sonhos possam se tornar realidade", aconselhou a secretária.
Sobre o Acessuas Trabalho
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.
As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional, a intermediação pública de mão-de-obra, o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.
Leia também: