Autora: Geisa de Oliveira
Com a retomada das Oficinas de Acesso a Oportunidades de Qualificação Profissional, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Acessuas Trabalho, anunciam o segundo ciclo de realizações, que deverá ocorrer no período de 10 a 14 de maio contemplará usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Maracanã, Santarenzinho e Santana.
A última oficina encerrou na sexta-feira (16), com duração de uma semana. A atividade foi desenvolvida em 2 etapas: a primeira etapa aconteceu em um encontro presencial (com divisão de grupos com capacidade de 10 usuários por grupo) no auditório do CAS/CAE. De acordo com a coordenadora do Acessuas, Roberta Branco, foi apresentado o conteúdo do programa da oficina, e a segunda 2ª Etapa ocorreu de forma remota por meio da plataforma Teams.
“As oficinas objetivam despertar, orientar e aproximar os usuários atendidos pela política de assistência social ao mundo do trabalho. Além de identificar e desenvolver suas habilidades, para que fortaleçam sua autoestima e se reconheçam como agentes de transformação de sua própria vida. Avaliamos que alcançamos esse objetivo com os nossos participantes”, disse a coordenadora.
A atividade atendeu 30 usuários dos serviços socioassistenciais em situação de vulnerabilidade social ou econômica, encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República e São José Operário que passaram por atendimento individualizado pela equipe técnica do Programa Acessuas.
Após as oficinas dependendo de sua habilidade os usuários posteriormente serão encaminhados por meio de parcerias para oportunidade de qualificação profissional.