4. Acervo do Centro Cultural João Fona impressiona visitantes na 16 ª Semana Nacional de Museus
Acervo do Centro Cultural João Fona impressiona visitantes na 16 ª Semana Nacional de Museus Autor: Desconhecido

Os primeiros três dias de atividades da 16ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), recebeu mais de 300 pessoas em visita no Centro Cultural João Fona (CCJF). Desde segunda-feira (14), uma vasta programação tem ocorrido ao longo de todo o dia.

Na quarta-feira (16), os participantes receberam a visita de representantes da empresa da cidade Embu das Artes do Estado de São Paulo (SP), que trabalham com a confecção de adesivos. A empresa trabalha com produtos avançados específicos a outros trabalhos manuais de artesanato. Na ocasião o paulista Keisson Mendes e o santareno Raimundo Rocha, tiveram uma verdadeira troca de experiências.

Keisson Mendes pela primeira vez na Pérola do Tapajós elogiou o zelo do governo municipal com a história santarena, ao ver o rico acervo e por promover as futuras gerações o conhecimento dessa cultura de raiz. "Eu estou aqui pela primeira vez. Uau! Que acervo rico em história. Aqui vi peças de milhares de anos, e a originalidade intacta dos índios Tapajó. Fiquei impressionado com a ossada do fóssil da baleia que desviou a rota e veio parar nessa região. Primeiro parabéns prela preservação da história de vocês e nossa, afinal somos brasileiros, peças diferenciadas da cerâmica e produção das réplicas. Aproveitei para trazer conhecimento sobre o nosso produto e também levo para casa", disse o representante de empresa.

A artesã Nete Sousa participou do evento e parabenizou a inclusão de oficinas na 16ª Semana Nacional de Museus. "A nossa cultura é grandiosa e estou aproveitando ao máximo o aprendizado. Já aprendi a fazer vasos com desenhos do grafismo Tapajônico. A visita dos representantes de adesivos é interessante, porque o nosso artista trabalha com diferentes artes, de argila, e outras trabalhos manuais, como as bonecas de tecido", disse.

A arqueóloga Francielly Sá aproveitou para unir conhecimento teórico com a prática. "Muito o que vi na universidade sobre a cerâmica da etnia Tapajó estou visualizando aqui. O mais importante é que estou aprendendo a produzir, e fortalecer o meu conhecimento pessoal e profissional. Além do presente de trabalhar com os artesãos santarenos. Eu estou produzindo o cálice de argila com desenhos Tapajônicos", detalhou.

A programação encerrará no sábado (19).

Programação da 16ª Semana Nacional de Museus – Santarém (PA)

17/05 (Quinta-feira)
9h às 10h - Contação de Estórias (Educadora Dessirrê Marcião)
10h às 12h - Oficina de Cerâmica (Artesãos Voluntários)