4. Ação de sensibilização ambiental retira lixo às margens do Igarapé do Juá
Ação de sensibilização ambiental retira lixo às margens do Igarapé do Juá Autor: Desconhecido

Ação de sensibilização ambiental retira lixo às margens do Igarapé do Juá

A Prefeitura de Santarém estimula parcerias para a realização de ações socioambientais. No último final de semana, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) participou de uma ação de sensibilização, juntamente com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com a finalidade de coletar resíduos sólidos no entorno do Igarapé do Juá. A ação foi organizada pela Associação de Moradores do Juá (AmarJuá). O objetivo principal é preservar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Juá, diminuindo assim os impactos no manancial.

Além da remoção de resíduos sólidos presentes na vegetação do Igarapé, aulas de sensibilização foram ministradas por técnicos da Semap. Uma roda de conversa com acadêmicos da Ufopa e moradores foi realizada a fim de despertar o interesse quanto à conscientização da população em preservar o corpo hídrico.

"Enquanto Prefeitura levamos a mensagem da conscientização, limpeza e proteção desse manancial. Queremos parabenizar os moradores pela bela iniciativa", explicou o técnico da Semap Flávio Nascimento.

O assoreamento e lixo às margens do igarapé do Juá é um cenário que assusta principalmente os moradores que moram nas proximidades. Foi pensando nisso que os próprios moradores se uniram para criar a AmarJuá, voltada para a preservação da região e do leito do manancial.

"Para nós que somos moradores do entorno do manancial é muito gratificante desenvolver ações voltadas para a responsabilidade socioambiental demonstrando para a sociedade que também estamos preocupados com a preservação do meio ambiente. Queremos agradecer as parcerias, pois só assim nos fortalecemos em busca do bem estar social", destacou o presidente da AmarJuá Uilson Tavares.

Saiba mais: