Trinta e seis comunidades receberão a visita das equipes de saúdeA equipe de saúde da família fluvial (ESFF) Abaré I parte na tarde desta terça-feira (23) para a região do Tapajós para prestar atendimentos a população ribeirinha. Amanhã (24), chegam à comunidade de Samaúma, para iniciar os serviços médicos à população em mais um ciclo de visitas, definido em cronograma anual pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Santarém. Esta já é a segunda viagem de 2019 realizada pelo barco hospital que engaja-se em mais uma missão de levar atendimentos de saúde às comunidades ribeirinhas da região do Tapajós.
A equipe é formada por médico, enfermeiros, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, odontólogo, técnico em saúde bucal, serviços gerais e cozinheiras. Durante as visitas serão disponibilizadas consultas médicas e odontológicas, consultas de enfermagem, testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatite B e C), consultas de pré-natal, orientações e inscrições nos grupos de hipertensão e diabetes (HiperDia) e vacinação.
A equipe do Abaré será acompanhada ainda por sete acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); 2 conselheiros tutelares que irão averiguar denúncias relacionadas a menores nas comunidades; 2 profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), responsáveis pela inscrição no cadastro único, por dar orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família e prestar atendimento psicossocial; além de um funcionário do Centro Maria do Pará que deve realizar ações educativas sobre violência doméstica.
Até o dia 02 de maio, os profissionais devem percorrer 36 comunidades e prestar assistência à saúde a mais de 2 mil moradores da região. A última comunidade a ser visitada será Vila Franca.