Mais de 5 mil pessoas participaram do 9º Festival do Cupuçaí no sábado (1) e domingo (2), em Santa Maria no Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte. A festa teve como objetivo resgatar o interesse da população local quanto a valorização da cultura do cupuaçu e açaí, além de destacar a importância socioeconômica que os produtos têm para a comunidade. O Festival foi organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Maria (PAE Eixo Forte) com apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Consulte e Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), além de empresários locais.
"O festival foi um sucesso. A cada ano ganha mais destaque. Os visitantes que estavam presente na festa nos dois dias ficaram felizes. Para nós organizadores e produtores o festival tem um valor significativo, pois constitui uma alternativa de renda para todos os moradores da comunidade", destacou o Coordenador do Evento Ruy Gulherme.
O festival atraiu visitantes da área urbana de Santarém, além de cidades vizinhas e turistas. Durante os dois dias de programação teve venda de produtos derivados das frutas Açaí e Cupuaçú, como doces, sorvetes, tortas, licores e bombons, além de danças folclóricas, apresentação da rainha do festival e shows sociais e culturais. Açaí e Cupuaçu que são umas das principais produções da Comunidade Santa Maria.
Na edição deste ano, o festival reuniu shows como os de: Amaury Sales, Tadeu Santarém e Punk do Arrocha. Não faltou ainda venda de derivados das frutas como: doces, sorvetes, tortas, licores e bombons e galinha caipira. Aliando com danças folclóricas e apresentação da rainha do festival.
Leia também:
Ao longo de todo o ano os comunitários se preparam para a realização do festival. Desde a colheita do cupuaçu, no período de abril e maio, e do açaí, que já começa a dar frutos no início de setembro, até a definição das programações e o preparo dos produtos que serão vendidos na festa.