O 1º Luau dos Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi um sucesso. O evento foi realizado na noite de terça-feira (11) e atingiu todas as expectativas da organização. Era esperada a presença de 300 idosos e o número ultrapassou a faixa de 500 pessoas, segundo a coordenação da Proteção Social Básica, ligada a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Santarém.
A programação iniciou por volta das 19h na praia em frente ao Centro Cultural João Fona, às margens do Rio Tapajós. Toda uma estrutura foi preparada com muito zelo pela equipe dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A mesa com as frutas regionais, tendas, cadeiras, tochas, um palco com som. Tudocom foco para a temática de um luau.
Os principais convidados da festa, os idosos, chegaram animados para conferir cada detalhe. Eles receberam também colares havaianos, tiaras floridas e copos personalizados com a identidade visual do luau.
A programação contou com apresentações culturais. A voz e violão de Silvana Lobato com as crianças e jovens da Pastoral do Menor, grupo de carimbó dos idosos do Cras Ribeirinho (polos Mapiri, Liberdade e Caranazal) com a Dança da Piracaia, grupo de Carimbó Mistura de Carimbó do Cras Santana, desfile de casais de idosos dos 8 Cras e finalizou com seresta de Marcelo Pimentel e Erva Leite e Gui Estoradão (que pediu para colaborar com a animação).
O desfile dos casais foi uma atração a parte. Empolgados, os idosos mostraram toda a sua alegria e energia por serem valorizados. O casal do Cras Ribeirinho, dona Maria Mércia Marinho Santos e o seu esposo Valdir Raimundo Santos, casados há 49 anos foram os vencedores do desfile.
A secretária Celsa Brito agradeceu a todos pela realização do luau e as participações dos idosos. "Tudo ficou lindo demais. Esse ano conseguimos levar ainda mais longe a mensagem de valorização da pessoa idosa. Esse luau é mais uma delas, eles são muito importantes para nós e não tem preço estar aqui e presenciar que acertamos com a nossa competente equipe nessa realização, eles dançaram e se divertiram e mostraram que ainda têm muita disposição. Essa integração foi muito importante para nós", avaliou Celsa Brito.
O prefeito Nélio Aguiar também prestigiou o luau e até foi convidado para dançar com uma idosa. "Uma festa linda, uma festa maravilhosa, a escolha do local foi excelente, com muita animação dos idosos, parabenizando todo esse trabalho da assistência social em cuidar tão bem dos idosos, temos que ter essa responsabilidade, respeito aos idosos que já fizeram muito por todo nós, por nossa cidade e por nosso país e merecem todo nosso respeito. Essa festa de confraternização é justamente para dizer a eles que merecem nosso respeito e reafirmar que temos pessoas que estão dispostas a servir e a cuidar muito bem deles".
O advogado Dulfe Marinho, presidente da comissão do Idoso da OAB Subseção de Santarém, um grande lutador das causas da Pessoa Idosa, participou do luau e além de dançar, também cantou na festa. "É uma noite maravilhosa, vocês merecem muitos milhares de parabéns. Esse ano estamos fechando com chave de diamante. Logo que comecei essa luta com idoso perguntávamos quem conhece o estatuto do idoso e ninguém conhecia. Lutamos muito e não vimos nem uma metade do que a senhora Celsa Brito está fazendo a frente da Assistência Social com nossos idosos", destacou o advogado.