Aproximadamente 150 pessoas participaram do 1º Fórum Comunitário Santarém rumo ao Selo Unicef edição 2017-2020, que aconteceu na quarta-feira (30), na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. O Prefeito Nélio Aguiar, a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; a articuladora Social do Selo Unicef, Kássia Fernandes; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marileuda Souza e o coordenador da Pastoral do Menor, Padre Eugênio Venzon compuseram a mesa de abertura.
A realização do 1º Fórum Comunitário Selo Unicef representa para Santarém uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para crianças e adolescentes.
O Prefeito Nélio Aguiar agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição em trabalhar junto para mais uma vez alcançar a certificação internacional do Selo Unicef. "Nós inscrevemos Santarém visando melhorar as políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes e contamos com a participação de todos nesse processo muito importante."
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância para o município da realização de mais uma etapa para conquistar o Selo "Atingir esse propósito a partir de um consistente planejamento participativo, só assim a assistência social, a saúde e a educação poderão mais uma vez conquistar o Selo Unicef. Vamos nos dedicar cada vez mais."
Roselene Andrade, facilitadora do Selo Unicef de Santarém avaliou ser um grande sucesso a realização do 1º Fórum. "Alcançamos cerca de 150 pessoas, muito além do público esperado. Pessoas da sociedade e do governo se unindo por uma meta transformadora e fortalecendo as políticas públicas a partir de um plano de ação voltado para alcançar melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Dia 5 de junho faremos a reunião intersetorial para sintetizarmos o que foi apontado pelos participantes como sugestão de melhorias para então construirmos nosso plano de ação de cumprimento dessas metas".
"Este é o momento para em conjunto e de forma unificada fazer um planejamento para enfrentar os desafios, compartilhar e fortalecer as ações, atividades e os programas que existem em cada secretaria da Saúde, Educação e Assistência Social voltado para crianças e adolescentes", declarou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Marileuda Cunha.
Na ocasião crianças e adolescentes usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, apresentaram um coral, cuja a letra da canção foi elaborada por eles com o tema "A Família".
Durante o evento, um dos momentos de destaque foi a discussão em 11 grupos sobre os indicadores apresentados pelo Selo Unicef para a construção de um planejamento de acordo com as sugestões propostas colaborando com o mercado de ideias. Crianças e adolescentes de diversos segmentos da sociedade que trabalham na garantia de direitos propuseram soluções para os eixos discutidos.
Gabriel Moares de Oliveira, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Frei Fabiano, ficou entusiasmado em participar do evento e contou que o assunto sobre alimentação saudável, discutido por seu respectivo grupo lhe é familiar. "A escola que estudo em tempo integral trabalha a alimentação saudável. Eu gosto muito de comer frutas e verduras, a minha fruta preferida é a uva. A alimentação saudável é necessária para o corpo humano ter energia", enfatizou.
Alessandro Souza de 17 anos, usuário do Cras Santarenzinho, destacou que pôde aprender vários assuntos e que irá aprender muito mais fazendo parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Selo Unicef (Nucas).
A vereadora, Maria José Maia, participou das discussões e levou também o conhecimento adquirido ao conquistar a certificação internacional quando foi vice-prefeita de Santarém. "Estou aqui com muita satisfação representando a Câmara Municipal. Me coloco a disposição para ajudar a alcançar a terceira certificação, fundamental para Santarém. Vamos avançar para construirmos o plano de ação".
Kássya Fernandes, articuladora social do Selo Unicef foi designada para vir a Santarém acompanhar o Fórum Municipal após a realização de um sorteio. "A avaliação que faço é super positiva. Tudo foi muito bem organizado, os grupos sabiam o que estavam discutindo e propuseram soluções bem interessantes o que torna Santarém um município referência para os demais que irão realizar os Fóruns".
A articuladora recebeu ainda Celso Souza, articulador do Selo Unicef de Almeirim e também Emanuel Machado, mobilizador do Selo do município de Terra Santa, que vieram acompanhar a dinâmica do evento e levar o exemplo de Santarém para suas cidades.
O evento encerrou com apresentação de danças do grupo de Carimbó do Tapajós.