4. 17ª Semana Nacional de Museus inicia dia 13 de maio em Santarém
17ª Semana Nacional de Museus inicia dia 13 de maio em Santarém Autor: Desconhecido

17ª Semana Nacional de Museus inicia dia 13 de maio em Santarém

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) garante novamente a programação da 17ª Semana Nacional de Museus, no período de 13 a 17 de maio de 2019. As atividades serão realizadas nas dependências do Centro Cultural João Fona, do Theatro Victória e no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Este ano aborda o tema "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições". Aberta a participação de museus e outras instituições culturais.

A temática propõe discutir o papel dos museus como centros emanadores e igualmente receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. Existem culturas e culturas, bem como tradições e tradições. E para os que atuam no campo museológico a vida social, a vida em relação e a vida biológica são limites intransponíveis. O futuro da tradição é preservar a vida.

Leia também:

Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, o "Pixica", o município de Santarém não poderia ficar de fora dessa grandiosa atividade. "Desde quando assumimos, e sem interrupções, o governo municipal e seus parceiros como a Ufopa, desenvolve a temática da Semana Nacional de Museus e que segue a diretriz nacional do Ibram. No entanto, temos a liberdade de dinamizar com a nossa realidade, a nossa cultura. Teremos atividades diversificadas, como a oficina de cerâmica em argila na qual destaca o trabalho dos nossos ancestrais indígenas da etnia Tapajó, visita guiada pelas dependências do Centro Cultural João Fona, oficinas de higienização e restauro de livros e ainda de digitalização pela Ufopa. Teremos ainda a presença do Governo do Estado do Pará na ação com palestra sobre patrimônio cultural e museus, entre outras atividades", detalhou.

Sobre o Centro Cultural João Fona (CCJF)
O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, nas dependências de salas museológicas, fixas e transitórias.

O prédio é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867. Já funcionou com as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública, em 1868.

13 a 17/05 | 08h às 18h
Exposição Fotográfica, "Mosaicos" (Tiago Silveira | Uepa)
Exposição de Artesanato "Por Detrás da Árvore" (Coletiva)
Visita Guiada