Milhares de Pessoas participaram do 16º Festival do Charutinho realizado neste fim de semana na comunidade Ponta de Pedras na Região do Eixo Forte. O evento serviu para divulgar o balneário de Ponta de Pedras como ponto turístico da cidade e destacar a gastronomia local, com pratos feitos a partir do peixe típico da região, o charutinho.
O Festival que já é tradicional no calendário festivo de Santarém reuniu apresentações culturais e shows de bandas locais. Um dos atrativos foi a culinária, com destaque para o charutinho, um dos peixes mais apreciados na região que foi servido frito, acompanhado com farofa, arroz, vinagrete e bem crocante. Mais de 800 kg de charutinhos foram vendidos nos dois dias de evento.
O evento foi uma iniciativa da Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças da comunidade de Ponta de Pedras, de um Grupo de Microempreendedores com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
De acordo com o coordenador do Festival Gilson Silva o evento foi realizado com sucesso e a cada ano ganha mais destaque e qualidade. "Tudo o que foi planejado se concretizou. As pessoas gostaram bastante principalmente os turistas que puderam desfrutar da gastronomia e belezas naturais da nossa Vila Balneária. Foi um festival 100% seguro e sem incidentes. A cada ano percebemos que a festa ganha mais destaque, diversas pessoas de outras localidades vem nos visitar, isso é bom para os moradores e principalmente para santarém", finalizou.
Os visitantes puderam desfrutar dos pratos deliciosos a um preço bastante acessível, democratizando o acesso a uma gastronomia de alta qualidade. O valor do prato variava entre R$10,00 e R$ 15,00. Além disso, os visitantes desfrutaram da extensa praia limpa e tranquila às margens do Rio Tapajós, com poucas ondas, rio calmo, ideal para relaxar e ótima para banho. No domingo (11) último dia de festa o movimento de pessoas na Vila Balneária foi intenso.
A festa atraiu o público de Santarém, cidades vizinhas e principalmente os turistas. O Festival surgiu no ano de 2002 com o objetivo de valorizar o potencial turístico da Comunidade de Ponta de Pedras, resgatando a cultura local, além de promover a socialização e integração dos comunitários e visitantes. Na edição deste ano, o festival reuniu shows com os cantores Gibson Judah e banda Kayana Jam e Michelly Mendes e banda, aliando com shows culturais e apresentações folclóricas.
A comunidade Ponta de Pedras fica localizada a 35 km de Santarém. Sendo 23 km de estrada, pela rodovia Everaldo Martins (PA-254), e mais 12 pela estrada de terra. Na comunidade vivem 85 famílias e aproximadamente 300 pessoas. Quase metade delas tem a pesca como a principal fonte de renda através das venda nas barracas.