Festival reúne os derivados de duas delícias do Pará: o açaí e o cupuaçu. Foto-Arquivo PMS-2018
A comunidade Santa Maria, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, promoverá neste sábado (26) e domingo (27), o 10º Festival do Cupuçaí, que reúne derivados de duas frutas típicas da região, o cupuaçu e o açaí. Durante os dois dias de programação haverá venda de derivados das frutas, como doces, sorvetes, tortas, licores e bombons, além da exibição de danças folclóricas, apresentação da rainha do festival e shows sociais e culturais. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de programação.
O festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Maria (PAE Eixo Forte), com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio da empresa contratada Consulte e as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.
O evento tem o objetivo de resgatar o interesse da população local com a valorização da cultura do cupuaçu e açaí, além de destacar a importância socioeconômica que os produtos têm para a comunidade. O festival também constitui uma alternativa de renda para os comunitários. Vale ressaltar que as frutas são uma das principais produções da comunidade e são cultivadas no local.
Na edição deste ano, o festival reunirá shows de: Amaury Sales, Tadeu Santarém, Forró do Paredão e Ronaldo e Banda. Além disso, os comunitários irão atender o público, durante o horário de almoço, com a venda de refeições, inclusive à base de galinha caipira.
Ao longo de todo o ano, os comunitários se preparam para a realização do festival. Desde a colheita do cupuaçu, entre os meses de abril e maio, e do açaí, que já começa a dar frutos no início de setembro, até a definição das programações e o preparo dos produtos que serão vendidos na festa.
Como chegar?
O acesso à comunidade é pela Rodovia Fernando Guilhon, ramal Maria José, entrando à esquerda, depois da ponte do Juá, sentido Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. A comunidade fica a 1 km da margem da Rodovia Fernando Guilhon.
Programação
26/10 (sábado)
19h30 – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades presentes e apresentação da Orquestra Filarmônica
20h – Apresentação de danças folclóricas
21h – Apresentação das Rainhas do Festival
21h30 – Seresta com música ao Vivo (Tadeu Santarém)
27/10 (domingo)
9h – Abertura das barracas com venda de produtos regionais
11h – Venda de Almoço (Galinha Caipira)
14h – Música ao vivo (Ronaldo e Banda)
17h – Bingão do Cupuçaí
19h – Música ao vivo (Forró do Paredão)
22h – Show de Amaury Sales