3. Educação
  4. Transporte escolar é fortalecido em Santarém com dois novos ônibus entregues pelo governo do estado
Transporte escolar é fortalecido em Santarém com dois novos ônibus entregues pelo governo do estado Autor: Desconhecido

Alanda Matos

Autoria: Ronnie Dantas

Os novos ônibus somam a frota de 24 outros ônibus já adquiridos pela Prefeitura de Santarém em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Caminho da Escola

A parceria entre o governo municipal e o governo do estado traz investimentos e gera benefícios para Santarém, à exemplo da educação que nesta sexta-feira (6), foi fortalecida com dois novos ônibus traçados e adaptados para alunos com necessidades especiais entregues pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Os veículos vão fortalecer ainda mais o transporte escolar do município. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar e da secretária de Educação, Maria José Maia.

Os ônibus escolares tem capacidade cada um para transportar até 29 alunos sentados e possuem acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD). Os veículos foram adquiridos através da parceria entre o Governo do Estado e a Bancada Federal por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Junior Ferrari (PSD-PA).

“São 20 ônibus escolares em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado que vão alcançar 16 municípios incluindo Santarém e eu fico muito feliz porque são ônibus que vão ajudar no transporte dos alunos com segurança, com dignidade e qualidade e com certeza absoluta teremos mais emendas pela frente”, disse o Deputado Ferrari.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria José Maia, os veículos deverão atender duas novas áreas da zona rural que ainda não contam com o transporte escolar ou ainda uma região urbana. “Vamos ter a opção de servir mais duas áreas da nossa zona rural e também vamos ver a possibilidade de viabilizar em uma área dentro da zona urbana que ainda não foi atendida”, informou a secretária.

O Prefeito Nélio Aguiar pontuou que os novos veículos irão fortalecer e beneficiar o transporte escolar, principalmente, na zona rural. “Nós temos uma extensa área territorial com vários ramais e precisamos de ônibus como esses, traçados, adaptados para que a gente possa transportar com segurança nossos alunos e garantir que eles possam chegar até a sala de aula”, disse o gestor.

Parceria

Os novos ônibus somam à frota de 24 outros ônibus já adquiridos pela Prefeitura de Santarém em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Caminho da Escola que se destina a renovar os veículos escolares utilizados no transporte de alunos da rede pública de ensino.