3. Educação
  4. Servidoras da Semed participam de palestra sobre o autocuidado e prevenção contra o câncer de mama
Servidoras da Semed participam de palestra sobre o autocuidado e prevenção contra o câncer de mama Autor: Ronnie Dantas - Semed

Ronnie Dantas
Atividade faz parte da programação Outubro Rosa.

Visando compartilhar conhecimentos e fortalecer a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar das servidoras, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira (18) uma palestra motivacional em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o câncer de mama.

Realizada no auditório da secretaria, a atividade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, secretária de Finanças e representante da Casa Rosa de Santarém, Josilene Pinto, a assistente social, Poliana Braga, Alessandra Ramos da Silva, representando a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de Lúcia Eleny Castro Freitas, coordenadora do Instituto Ancora.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção por meio de exames regulares e diagnósticos precoces. A cada ano, milhares de mulheres são impactadas por essa doença que ocorre quando as células da mama se multiplicam desordenadamente, formando um tumor. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e o segundo mais comum em letalidade.

A terapeuta integrativa e treinadora comportamental, Lúcia Eleny Castro Freitas, foi uma das palestrantes convidadas. Ela conversou com as mulheres sobre o auto amor, que, segundo ela, deve ser uma prática diária.

"Nós trouxemos o tema cultivando o auto-amor, que nós entendemos que se o autoamor não for uma prática diária na vida delas, é impossível implementar qualquer autocuidado, como a autopalpação, que é um dos métodos mais eficazes com a detecção precoce do câncer de mama, então, o autoamor na prática é olhar para si, olhar para dentro, se acolher, se cuidar, se priorizar dentro do processo de rotina da vida, eu não consigo cuidar de outra pessoa se eu não estiver bem, então quando eu me priorizo, eu cuido de mim automaticamente e ficando bem, eu consigo acolher e cuidar de outras pessoas”, pontuou.

Lúcia Eleny, também, coordena o Instituto Ancora em Santarém, que trabalha com as mulheres os pilares emocional e espiritual.

A secretária de Educação, Maria José Maia, destacou a importância da ação dentro da campanha Outubro Rosa.

“Cada ano a gente tenta potencializar essa campanha porque entendemos que a prevenção é o melhor caminho, melhor prevenir do que remediar, então como aqui na nossa secretaria nós vivenciamos no dia a dia com muitas mulheres e a gente sabe que a incidência do câncer de mama é maior no público feminino. Temos essa preocupação de também orientar as nossas servidoras para o cuidado, para a prevenção. Tivemos a presença de técnicos da secretaria municipal de Saúde que estiveram conosco palestrando e alertando todas as mulheres para que nós possamos nos ajudar, nos cuidar, nos amar mais”, concluiu.

Além das informações repassadas nas conversas, as servidoras da Semed também aproveitaram o momento para elevar a autoestima por meio de serviços de beleza ofertados por uma empresa de cosméticos.