3. Educação
  4. Semed realizará treinamento para servidores sobre sistema de protocolos
Semed realizará treinamento para servidores sobre sistema de protocolos Autor: Agência Santarém

Semed realizará treinamento para servidores sobre sistema de protocolos

Ronnie Dantas
Santarém é pioneira na informatização da educação no Pará.

Após o lançamento oficial do novo sistema de gestão, adquirido pela Prefeitura de Santarém, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia uma nova fase do processo: o treinamento para servidores sobre  a nova plataforma de trabalho, o G-Doc, cujo objetivo é eliminar o uso de papel,² ajudando os gestores a tomarem decisões com mais agilidade e eficiência, garantindo segurança dos dados e gerando economia.

O G-Doc é uma solução web e modular que irá centralizar diferentes conceitos numa plataforma para a gestão processual, gestão de conteúdo, comunicação interna, portal de serviços e informações gerenciais para tomada de decisão precisa em todos os setores da organização.

O treinamento será realizado nos dias 27 e 28/02 e 01 e 02/03 no auditório do Mercadão 2000, facilitado por Ayrton Longen e Caio Fábio Rosas Lopes, representantes da Global Tecnologia e Soluções Eireli, empresa responsável pelo G-Doc.

De acordo com José Santos D’Aquino Netto, coordenador de Tecnologia da Informação da Semed, o processo de transformação digital na educação do município perpassa por duas soluções tecnológicas licitadas, a de Gestão Escolar e a de Protocolos, ambas em processo de implantação.

José Santos Netto: "processo perpassa pelas soluções de Gestão e Protocolos".

"Tratando-se do Sistema de Protocolos, o intuito é justamente que o modelo antigo, lento e burocrático de gestão seja deixado para trás, para que assuma forma mais eficiente, econômica e transparente. A tramitação de documentos entre as unidades de ensino e a Semed será digital”, informou José Netto.

Ainda segundo ele, as estratégias de treinamento foram definidas em duas partes. A primeira, voltada para os servidores técnicos da secretaria, já em fase de finalização e, a segunda, integrando os diretores e assistentes administrativos das unidades de ensino.

O G-Doc (Sistema de Protocolos) está em fase final de implantação e a previsão para o início do funcionamento pleno, de acordo com a empresa responsável, é para a segunda quinzena de março.

Datas e horários do treinamento

Sistema de Gestão de Protocolos

Documentos e serviços serão digitalizados (online)

1. Memorandos;
  2. Ofícios;
  3. Protocolos;
  4. Requisição e outros documentos.

A tramitação de documentos será toda digitalizada. O servidor não precisará se deslocar até o prédio da Semed para protocolar um ofício uma vez que essa ação poderá ser feita de forma digital.

O novo modelo vai garantir:

• Economia de papel, transportes, passagens, diárias, etc.
  • Aumento da transparência no serviço público.
  • Aumento de eficiência/resposta (acompanhamento em tempo real).

Sobre o Sistema de Gestão Escolar

Quanto ao Sistema de Gestão Escolar (Ponto ID), o Núcleo de Tecnologia da Informação da Semed informou que a primeira fase, referente à instalação do equipamento de reconhecimento facial, se encontra em execução nas unidades escolares da zona urbana.

O Sistema de Gestão está sendo parametrizado e estratégias de formação para os servidores da rede estão sendo estudadas para posterior funcionamento do equipamento.