3. Educação
  4. Semed realiza oficina básica de instalação e manutenção de computadores para monitores da rede municipal
Semed realiza oficina básica de instalação e manutenção de computadores para monitores da rede municipal Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
66 monitores dos laboratórios de informática participam do treinamento.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira (1) uma oficina básica de instalação e manutenção de computadores voltada para todos os monitores de informática que atuam nas escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo geral da ação, coordenada pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da Semed, é preparar monitores e professores para executarem atividades básicas de manutenção preventiva e corretiva de computadores dos laboratórios das escolas.

Identificar possíveis problemas e falhas para o mau funcionamento do computador e como resolvê-los, instalar e configurar computadores, assim como seus periféricos e softwares, configurar redes sem fio e instalar, configurar e desinstalar programas básicos, utilitários e aplicativos (plataforma de jogos educativos) são algumas das ações que poderão ser realizadas a partir da oficina.

Oficina conta com a participação de monitores dos laboratórios de informática.

O Coordenador do NTM, Geremias Sousa, comentou sobre o treinamento. "Devido o NTM possuir uma equipe bem reduzida de técnicos, a necessidade de manutenção corretiva dentro das escolas é diuturna, sendo assim não é possível a equipe estar resolvendo as demandas emergenciais. Portanto, o treinamento dos monitores irá proporcionar uma forma de desafogar as demandas dentro do NTM, além de proporcionar conhecimento técnico sobre informática avançada”, lembrou.

A oficina, ministrada pelos técnicos Ivaldo Carlos Ferreira, Henrique Junio Quintas e Márcia Bastos iniciou nesta quarta com os monitores das escolas da região de rios (Lago Grande, Tapajós e Arapiuns). São quatro horas diárias (8h30 às 10h30 intervalo 10h46 às 12:45) e uma turma a cada dia.

Ao término do curso, todos os participantes receberão certificados.