A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quinta-feira (25), no Auditório Manoel Cavalcante, a cerimônia de entrega dos certificados da Formação Continuada de Libras e Braille para profissionais da educação da rede municipal das regiões urbana, Planalto e Rios.
A solenidade marca a conclusão de mais uma etapa de qualificação voltada ao fortalecimento da educação inclusiva no município. A formação foi conduzida por professores formadores da própria rede municipal de ensino, especialistas nas áreas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, que compartilharam seus conhecimentos e experiências ao longo do curso, em parceria com o Núcleo de Educação Especial da SEMED.
O investimento na formação dos profissionais reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a garantia do direito à educação para todos. Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436, assegurando o apoio institucional à sua difusão e inclusão na formação de professores. Em Santarém, esse compromisso foi fortalecido por meio da legislação municipal, criada em 2017 e aprovada em 2020, que incluiu o ensino de Libras nos programas de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação.

Este ano, os cursos tiveram início no mês de março e encerram neste mês de junho, totalizando 180h de formação. As aulas foram realizadas nas escolas municipais Ezeriel Mônico de Matos, Ubaldo Corrêa e Hilda Mota, atendendo servidores da educação de diferentes regiões do município.
A coordenadora do Núcleo de Educação Especial da SEMED, Juçara Monteiro, pontuou que o conhecimento adquirido durante as aulas farão a diferença no dia a dia dentro das escolas.
"Os alunos que têm deficiências certamente se sentirão mais parte da turma, da escola. Sabendo que tem alguém na escola que os entende, com quem é possível estabelecer uma comunicação. Meus parabéns a vocês pela coragem de voltar a ser aluno para aprender Libras e Braille e poder ser referência para os alunos e um exemplo para os outros educadores", frisou.

Ao todo, 111 profissionais concluem a formação, sendo 90 certificados no curso de Libras e 21 no curso de Braille. A iniciativa amplia as possibilidades de atendimento aos estudantes com deficiência, fortalecendo práticas pedagógicas inclusivas e contribuindo para uma educação cada vez mais acessível e equitativa.
O secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, reconheceu a dedicação dos profissionais que investiram em sua qualificação para promover uma educação pública mais inclusiva e de qualidade.
"As barreiras comunicacionais, infelizmente, existem, mas com o nosso empenho, com conhecimento, isso vai se dissipando. Fico feliz em ver esses educadores animados por estarem se formando hoje, e mais ainda em saber que os alunos das nossas escolas se sentirão mais acolhidos a partir desse conhecimento que vocês agora possuem", disse.

A programação da cerimônia contou com apresentações culturais preparadas pelos próprios participantes da formação, incluindo as turmas de Braille da Escola Ubaldo Corrêa, Libras da Escola Ubaldo Corrêa, Libras do Planalto e dos Rios da Escola Ezeriel Mônico de Matos, além da apresentação da turma de Libras da Escola Hilda Mota.
Autor:
Tracy Costa/CCOM