3. Educação
  4. Semana da Pátria 2023: Dia da Raça é marcado pelo desfile de 14 escolas das grandes áreas da Nova República e Santo André
Semana da Pátria 2023: Dia da Raça é marcado pelo desfile de 14 escolas das grandes áreas da Nova República e Santo André Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A Avenida Cristo Rei, no Diamantino, foi o palco da programação desta terça, 05.

A programação da Semana da Pátria 2023 teve continuidade na manhã desta terça-feira, 5, em Santarém, com mais um desfile organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Avenida Cristo Rei, entre as Ruas Nova Olinda e Osvaldo Cruz, no bairro Diamantino, foi o local dos desfiles envolvendo escolas, unidades infantis e particulares localizadas nas grande áreas da Nova República e Santo André.

O prefeito Nélio Aguiar mais uma vez esteve representado pela primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito. O gestor cumpre agenda no Encontro Norte/Nordeste de secretários de Saúde. O secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, prestigiou o desfile ao lado da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do secretário de Governo Emir Aguiar e do vereador Erasmo Maia.

A Unidade de Educação Infantil (Umei) Floresta abriu os desfiles. Um pelotão de alunos com uniforme oficial da Unidade carregava a faixa Educação Fiscal - Arrecadação de impostos, conhecer a origem e aplicação dos recursos públicos é um ato de cidadania.

Outro pelotão com crianças carregando imagens de frutas, verduras, legumes e agua destacou a alimentação saudável. Comer bem é investir em saúde para a vida toda.

Educação fiscal: uma lição de cidadania no ambiente escolar foi tema do desfile da escola Eloina Colares e Silva. O destaque ficou para o pelotão que tinha à frente a faixa Acolhendo e formando crianças e adolescentes imigrantes para o pleno exercício de sua cidadania. A escola atende alunos venezuelanos da etnia Warao.

Escola Eloina Colares e Silva.

Richard Hennington foi a única escola estadual a participar do desfile desta manhã. A faixa principal chamou a atenção para as mudanças climáticas com os dizeres COP 30 no Pará: mudanças climáticas, as soluções existem, é preciso agir agora.

Escola Estadual Richard Hennington.

O último pelotão da escola fez uma homenagem ao senhor Elson de Sousa Viana, o Tapioca, pai da aluna Evely Eduarda, baliza da escola. Tapioca estaria no desfile, mas faleceu no último dia 27, vítima de acidente de transito.

A escola João Bianor encerrou os desfiles desta manhã, que também contou com participação da Umei Raimundo Barbosa Pacheco, Santo André, Maestro Wilde Dias Da Fonseca, Professora Rosineide Fonseca Vieira, Everaldo De Sousa Martins, Princesa Izabel, João Batista Mileo, Ester Ferreira, Profª Delfina De Jesus Amorim e Centro Educacional Mundo Feliz.

"Hoje estivemos representando o prefeito Nélio Aguiar que está em viagem e com certeza gostaria muito de ter assistido mais este momento de manifestação cívica. Todos os estudantes, professores, corpo técnico das escolas municipais e estaduais fizeram belíssimas apresentações, nessa manifestação que é tão importante dentro da Semana da Pátria. Nossos acolhidos refugiados da Venezuela, indígenas Waraos, estudantes da escola Eloína Colares também estiveram desfilando, o que nos deixou muito feliz e ver que a nossa cultura está sendo compartilhada. A semana continua e nós agradecemos a cada um dos envolvidos", disse Celsa Brito.

Secretária Celsa Brito, acompanhada de comitivo no palanque oficial, representou o prefeito Nélio Aguiar.

Logo mais, a partir das 18h30, a programação cívica continua na orla da cidade com a participação das escolas da rede estadual.