3. Educação
  4. Semana da Pátria 2023: 22 escolas e instituições participam do desfile noturno da segunda-feira, 04
Semana da Pátria 2023: 22 escolas e instituições participam do desfile noturno da segunda-feira, 04 Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho abriu a programação.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nessa segunda-feira, 4, na Avenida Tapajós, o terceiro dia da programação oficial alusiva à Semana da Pátria. Por conta de um compromisso como palestrante no 9º Congresso Norte e Nordeste, realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, o prefeito Nélio Aguiar não pôde comparecer. Ele esteve representado pela primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

Secretária Celsa Brito representou o prefeito Nélio Aguiar.

Além da primeira dama, estiveram no palanque oficial os secretários Maria José Maia da Silva (Educação), Josilene Pinto (Finanças), Emir Aguiar (Governo), Alberto Portela (Mobilidade e Trânsito), Jean Murilo (Urbanismo e Serviços Públicos), além dos vereadores Erlon Rocha, Elielton Lira e Carlos Silva.

A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que tem como regente titular Rafael Brito, abriu a programação.

O Cemei Santa Clara de Assis veio na sequência destacando o tema da Semana da Pátria 2023 Educação Fiscal. Alunos com a farda oficial do município carregavam a faixa Impostos em dia também são investimentos para a Educação. Alunos do berçário desfilaram no carrinho de compras simbolizando o IPVA, outros carregavam plaquinhas com palavras como IPTU.

Além da temática do desfile, o Cemei Maria Raimunda Pereira, da Nova República, destacou a Afroteca Lelê (biblioteca voltada ao estudo da cultura negra e afrodescendente para a educação infantil inaugurada em novembro do ano passado). Crianças e professores, vestidos com tecidos africanos, carregavam alguns materiais pedagógicos que compõem o acervo da biblioteca.

A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes levou para a Avenida 600 alunos. A cada pelotão uma faixa com destaque para, além da educação fiscal, os projetos trabalhados com os alunos, como o Matematicando, Foguetes, Viajantes da leitura, Plante e Colha, entre outros. O ex-diretor João Magalhães, que recentemente assumiu a Assessoria Urbana da Semed, foi homenageado.

Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes trouxe 600 alunos para a avenida.

O Colégio Dom Amando foi outra atração à parte. O educandário, com 80 anos de fundação, levou para o desfile 672 alunos. Todos os educadores estavam identificados com uma camisa alusiva aos 51 anos do tradicional Festival Folclórico do colégio.

A Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus fechou a noite de desfiles com cerca de 816 componentes entre alunos e professores. A escola deu um show e empolgou o público presente com um desfile emocionante.

Além das já supracitadas, também desfilaram na noite as Umeis Interventoria, Aeroporto Velho e Santa Bárbara, os Centros Educacionais Cirandinha,  Coelhinho, Casinha do Saber, Corujinha e Leãozinho, Caixinha do Saber, Escola Sesi Santarém, Cristã Atalaia, SEIHB, os colégios Adventista de Santarém, Batista, as Escolas Municipais Sofia Imbiriba e Frei Fabiano Merz e Cenat Cursos e Treinamentos.

"Hoje, nossa terceira noite de desfiles, estamos muito felizes por conta, sobretudo, da participação do público, a participação da comunidade escolar que evidencia esse tema tão importante da educação fiscal, acredito que não apenas as escolas que estão desfilando, mas a mensagem está em toda rede aos nossos 62 mil alunos, temos que ser cidadãos de fato e de direito", ressaltou a secretária de Educação Maria José Maia.

Público compareceu em peso.

Para ela, o desfile a noite facilita pois, além do clima, nota-se uma presença maior da comunidade, uma vez que, pela manhã, além do clima quente muitos trabalham, o que impossibilita a participação da maioria.

Nesta terça-feira (05) a programação continua na grande área da Nova República, pela manhã. À noite, novamente na Avenida Tapajós com a participação das escolas estaduais.