3. Educação
  4. Semana da Pátria 2024: grande público prestigia desfile noturno na orla da cidade
Semana da Pátria 2024: grande público prestigia desfile noturno na orla da cidade Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
O Instituto Maestro Wilson Fonseca abriu a programação

Comemorar a luta pela independência e fortalecer o sentimento de patriotismo entre os cidadãos. É com esse sentimento que a programação da Semana da Pátria em Santarém, realizada pela Prefeitura de Santarém sob a coordenação da secretaria municipal de Educação tem levado um grande número de pessoas para prestigiar os desfiles. Na noite de ontem (4), mais uma vez a orla da cidade ficou movimentada e as arquibancadas, lotadas pelo público que foi ver de perto a programação cívica.

O prefeito Nélio Aguiar esteve presente acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, e de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo.

O Instituto Maestro Wilson Fonseca abriu a noite de desfiles. A entidade, que há mais de 30 anos desenvolve atividades sem fins lucrativos através do ensino, da valorização e divulgação da música, dança e das artes cênicas, formando artistas e desenvolvendo a cultura. Sob regência do Maestro Agostinho da Fonseca, o Instituto demonstrou civismo e amor à pátria.

O Cemei Profa. Maria Rosete Conceição foi o primeiro a desfilar, seguido pela Umei Floresta. Na sequência, o Centro Educacional Casinha do Saber e a escola particular Santo Antonio.

Colégios particulares também foram pra avenida, caso do Colégio Batista, que fez uma homenagem aos 120 anos dos batistas em Santarém. Um pelotão formado por membros das igrejas batistas de Santarém e Baixo Amazonas desfilou cantando o hino ‘Minha pátria para Cristo’.

Tendo o Meio Ambiente como tema central dos desfiles as escolas têm procurado enfatizar a temática da melhor forma. A escola Dom Lino Vombommel desfilou com 500 alunos. Uma das faixas destacou “O ar que respiramos é a canção da natureza; cuidar dele é preservar nossa própria melodia”.

Também com o número de 500 alunos no desfile a escola Brigadeiro Eduardo Gomes retratou o tema já no primeiro pelotão com ao banner ‘Preservação do Meio Ambiente – fauna da Amazonia’. Outro banner destacou ‘Cuidar da água é garantir um futuro sustentável para nosso planeta’.

O maior desfile da noite ficou por conta da escola Ubaldo Correa. Do total de 1.214 alunos atendidos 830 foram para a avenida. A escola prestou uma homenagem à Pedagoga Maria Rosilda Marques, pelos relevantes serviços prestados ao educandário. A Banduc, banda marcial da escola, presença confirmada no Festival de Bandas e Fanfarras, foi outra atração à parte.

O Programa da Academia da Saúde (PAS), da secretaria municipal de Saúde (Semsa), que desenvolve atividades físicas como treino funcional, hit, ginástica aeróbica, ritmos, corrida e caminhada encerrou a noite de desfiles, seguido pelo Corpo de Emergencistas Voluntários de Santarém. O CEVOL auxilia a população em procedimentos de primeiros socorros e controle de pânico. A entidade foi fundada em 2011.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, avaliou a noite de desfiles.

"O desfile de ontem à noite, dia 4 de setembro, foi muito bonito. A gente fica feliz de ver a população que prestigia até o final as escolas que desfilam, o capricho dos alunos, das balizas, das bandas que fazem esse desfile com certeza ficar de forma mais abrilhantada e agradecer também a toda a equipe da Semed, todos os envolvidos nesse grandioso evento realizado no nosso município. Foi muito bonito o esforço de todos," avaliou Celsa Brito, titular da Semtras, uma das secretarias parceiras da programação.

Confira, na íntegra, a programação: uUaXLQE1rMjh7ITxtpG46p653OROy4OYKllZcaUD.odt (live.com)