3. Educação
  4. Semana da Pátria 2024: escolas e instituições da grande Prainha participam do desfile desta segunda feira, 2
Semana da Pátria 2024: escolas e instituições da grande Prainha participam do desfile desta segunda feira, 2 Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
Programação realizada na Travessa Prof. José Agostinho reuniu uma multidão.

O segundo dia de programação alusiva à Semana da Pátria realizado nesta segunda-feira (2) levou uma multidão para a Travessa Professor José Agostinho, no bairro do Santíssimo. Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) a programação contou com a participação de 24 unidades escolares municipais e particulares.

O prefeito Nélio Aguiar prestigiou o desfile, acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, Paulo Jesus, secretário municipal de Administração e ainda, da presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Clarice Rebelo.

A banda do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) abriu o desfile e ao passar em frente ao palanque das autoridades executou o Hino Nacional brasileiro.

O desfile iniciou em seguida com a participação dos Cemeis Rutilene Melo Pereira, Ubirajara Bentes, José Simão dos Reis, Maria Zoraide e Arhur de Siqueira Ryker. Teve ainda o desfile da Umei Centro Educacional João de Barro (Seara).

Os Centros Educacionais Tia Lu, Cebolinha e Pequeno Anjo e a escola particular Luz do Saber também foram para a avenida.

Completando a programação 14 escolas municipais de educação infantil e fundamental, também, desfilaram.

Destaque para a Escola Maria de Lourdes Almeida com o maior número de alunos no desfile. Dos 1.036 atendidos, 700 desfilaram, incluindo a banda marcial da escola formada por 75 componentes, fruto do Projeto Música na Escola.

São José Operário foi outra escola que se destacou pela inovação no desfile. O educandário enfatizou a COP30 e sua importância para o enfrentamento da crise climática de modo inovador.

Este ano, a Semana da Pátria aborda o tema Meio Ambiente, destacado por cada unidade escolar por meio de faixas, cartazes, objetos ou vestimentas improvisadas com materiais recicláveis, ou mesmo enfatizando a política dos 5 R's da sustentabilidade: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

O assessor da região urbana da Semed e coordenador da comissão da Semana da Pátria, João Magalhães, avaliou o segundo dia de desfile. Segundo ele, apesar de algumas escolas terem tido problemas com bandas marciais a avaliação é positiva.

"Nós queremos ressaltar o grande público na avenida para prestigiar até o final o desfile, isso só vem confirmar que o desfile que está sendo feito pelas escolas está sendo agradável ao público. Algumas escolas tiveram problema no transporte das bandas, isso causou um pequeno contratempo, mas a nossa avaliação é positiva pela participação das 24 escolas, todas trazendo uma grande relevância ao tema que é o meio ambiente. Tivemos escolas com um grande número de alunos, com 600, 700 alunos, isso mostra pra nós o grande interesse que os alunos têm em demonstrar seu amor pela pátria”, avaliou Magalhães.

Programação

Nesta quarta-feira (3), a Semana da Pátria prossegue com desfiles na grande área da Nova República/Santo André. A concentração será na esquina da Rua Osvaldo Cruz até a Rua Lauro Sodré, onde inicia o desfile.