3. Educação
  4. Semana da Pátria 2024: 16 escolas e unidades infantis participam do desfile na grande área da Nova República e Santo André
Semana da Pátria 2024: 16 escolas e unidades infantis participam do desfile na grande área da Nova República e Santo André Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
A programação foi realizada na manhã desta terça-feira, 3

Pontual e objetivo. Assim pode ser considerado o desfile realizado nesta terça-feira, 3, pelas escolas e unidades infantis localizadas na grande área da Nova República e Santo André, zona Sul de Santarém.

Pontualmente às 7h30 iniciou a programação, sob a coordenação da Comissão da Semana da Pátria, com o servidor Raimundo Silva apresentando o banner tema do evento Meio Ambiente”, ‘preservar é o caminho, cuidar é a solução.

No palanque das autoridades, a presença do prefeito Nélio Aguiar acompanhado das secretárias de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama, Celsa Brito, e de Educação, Maria José Maia da Silva.

Lideranças de bairros também prestigiaram, entre elas, a presidente da Associação de Moradores do Santo André (Amosan), Roseni de Sousa Ribeiro, o presidente do Centro Comunitário, Raimundo Vitor, o presidente da Associação do Conselho do Diamantino, Ray Silva e a presidente da Associação São Francisco, Dalvaci da Cruz.

O Cemei Ademaro da Silva Neves abriu o desfile, seguido pela Umei Matinha, Cemei Raimundo Barbosa Pacheco, Umei Vitória Régia e Cemei Antonia Correa e Sousa.

“Água é vida, cuidar é nossa responsabilidade", "Brincando com a Biodiversidade: cuidar, preservar e conservar", "Educação Fiscal fazendo a diferença na valorização e conservação do patrimônio público" e "Uma boa alimentação é a base para a saúde do corpo e da mente", foram algumas das faixas apresentadas pelas crianças dos Cemeis e das Umeis em sintonia com o tema.

Além das 5 unidades infantis, 10 escolas municipais de ensino infantil e fundamental e uma da rede estadual também desfilaram.

Destaque para a Escola São Francisco de Assis, do bairro São Francisco, que desfilou com 700 alunos (são 825 no total). O educandário fundado em 1992 apresentou os programas e projetos desenvolvidos na escola, como Alfabetiza Pará, Educação Conectada e Horta Sustentável, esse em parceria com a Ufopa.

Já a Escola Santo André teve como destaque a banda marcial, composta por 78 alunos, 62 na percussão e 16 na flauta, uma novidade da escola. O detalhe está na comissão coordenadora da banda, formada por pais de alunos e membros do Conselho Escolar.

Com 300 alunos no desfile, a Escola Eloina Colares e Silva apresentou no 3º pelotão, alunos da turma Correção de Fluxo (Acelera), composto por estudantes indígenas venezuelanos da etnia Warao.

Richard Hennington, única escola da rede estadual a desfilar neste dia, encerrou os desfiles.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, avaliou o dia de desfile.

"A gente quer agradecer imensamente a participação de todas as escolas que participaram desse desfile, enfatizando o tema propagado pela rede esse ano que trata da preservação do meio ambiente. Independente de estar aqui na avenida a ideia é propagar o tema em toda a rede, em todas as escolas, para todos os nossos alunos, e essa ideia está tomando conta do consciente dos nossos alunos e eu tenho certeza que daqui em diante nós vamos ganhar muito com esse tema, com essas atitudes de preservação ao meio que nós vivemos”, ressaltou Maia da Silva.

A programação da Semana da Pátria continua nesta quarta (4), pela manhã, com desfiles na comunidade Jacamim, região do planalto Curuá-Una, e à noite, a partir das 18h, na orla da cidade.

Confira a programação completa: uUaXLQE1rMjh7ITxtpG46p653OROy4OYKllZcaUD.odt (live.com)