3. Educação
  4. Semana da Pátria 2023 vai destacar a Educação Fiscal em Santarém
Semana da Pátria 2023 vai destacar a Educação Fiscal em Santarém Autor: Arquivo - Agência Santarém

Semana da Pátria 2023 vai destacar a Educação Fiscal em Santarém

Ronnie Dantas
'Educação fiscal - eu sou cidadão legal e você?' é o tema desse ano. Programação terá a volta do Festival de Bandas e Fanfarras.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), está intensificando os preparativos alusivos à Semana da Pátria 2023. O evento terá a educação fiscal como tema. Educação fiscal – eu sou cidadão legal e você?, será levado para a avenida e para as salas de aula ao longo do período cívico.

A Semana da Pátria é uma manifestação cívica alusiva à Independência do Brasil, realizada pela Prefeitura de Santarém, coordenada pela Secretaria de Educação (Semed) realizada esse ano no período de 1º a 9 de setembro.

Os desfiles das escolas municipais, estaduais e particulares ocorrerão nos dias 1º, 2, 4, 5, 6 e 7 (sendo que dia 7 será o desfile militar). Já nos dias 8 e 9 estão reservados para o Festival de Bandas e Fanfarras, que esse ano está de volta à programação da Semed, sob a organização da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semjel).

Os desfiles serão descentralizados e ocorrerão em locais e horários diferentes. A abertura será no dia 1º às 7h30 na orla da cidade; dia 2, na Travessa José Agostinho no bairro da Prainha também pela manhã, às 7h30.

Já no dia 4 a programação volta para a Avenida Tapajós, às 17h30. No dia seguinte (5), o desfile ocorrerá em dois horários, pela manhã na grande área da Nova República, às 7h30 e, à tarde, às 17h30, na Avenida Tapajós. Dia 6 será a vez das escolas da grande área do Santarenzinho, com início às 7h30 da manhã. E, no dia 7, ocorrerá o desfile dos militares a partir das 7h30 da manhã na Avenida Tapajós (Confira os horários, local de concentração e dispersão dos desfiles no final da matéria).

A assessora de Ensino da Semed, Jéssica Ninas, que, também, faz parte da comissão que organiza a Semana da Pátria, explicou que foi disponibilizado um link para as instituições interessadas em participar dos desfiles.

"Através desse link os gestores devem fazer a inscrição de sua instituição, indicando o horário e local escolhido para o desfile, de acordo com opções oferecidas. As inscrições seguem até a próxima quarta-feira, dia 09 de agosto, a partir daí criaremos um grupo de Whatsapp para disseminação das informações sobre os eventos, bem como para o sorteio e divulgação da ordem dos desfiles”, informou.

Festival de bandas e fanfarras

A Prefeitura de Santarém realiza esse ano o XIV Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. A coordenação do evento está sob responsabilidade das Secretaria de Educação (Semed) e da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), além da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.

O evento ocorrerá nos dias 8 e 9 de setembro na Avenida Tapajós, no percurso compreendido entre a Praça da Matriz e Terminal Fluvial Turístico (TFT), com início a partir das 19 horas.

O Festival visa integrar a juventude e a sociedade em geral, além de incentivar a prática musical nas escolas de ensino básico e demais espaços, buscando o desenvolvimento artístico cultural dos seus respectivos alunos.

Sobre o tema da Semana da Pátria

O tema da Semana da Pátria de 2023 está atrelado ao tema geral de trabalho de Secretaria de Educação Educando com empatia, formando para a cidadania.

Trata-se de uma importante ferramenta na relação Estado-Cidadão e se fundamenta em dois pilares:

1 - A conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos.

2 - A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo.

Confira a programação completa dos desfiles

SEMANA DA PÁTRIA 2023

Tema: Educação fiscal

Eu sou cidadão legal e você?

A Semana da Pátria 2023 será nos dias 1,2,4,5,6,7,8 e 9 de setembro, em dois formatos (horários e locais). Veja:

Dia 01 – Av. Tapajós (orla da cidade) a partir das 7:30 (manhã)

• Dispersão: Terminal Turístico

Dia 02 – Av. José Agostinho (Grande área da Prainha) a partir das 7:30 (manhã)

• Concentração: Rua Ismael Araújo
  • Dispersão: Rua Pedro Gentil

Dia 04 – Av. Tapajós (orla da cidade) a partir das 17:30 (noite)

• Dispersão: Terminal Turístico

Dia 05 – Rua Cristo Rei (Grande área da N.República/Santo André) a partir das 7:30 (manhã)

• Concentração/ Percurso: Rua Osvaldo Cruz
  • Dispersão: Rua Nova Olinda

Dia 05 – Av. Tapajós (orla da cidade) a partir das 17:30 (noite)