1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Semana da Pátria 2022: Terceira noite de desfiles atrai cerca de 25 mil pessoas à Anysio Chaves
Semana da Pátria 2022: Terceira noite de desfiles atrai cerca de 25 mil pessoas à Anysio Chaves Autor: Agência Santarém

Semana da Pátria 2022: Terceira noite de desfiles atrai cerca de 25 mil pessoas à Anysio Chaves

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Dezenove escolas desfilaram. Hoje, 17 desfilam.

A terceira noite de desfiles da Semana da Pátria 2022 atraiu cerca de 25 mil pessoas à Avenida Anysio Chaves que foram prestigiar as escolas ontem, 5. Foi o maior público presente desde o início dos desfiles. O evento cívico está sob a coordenação da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria de Educação (Semed).

O prefeito Nélio Aguiar acompanhou as apresentações ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Junior, do vereador Erasmo Maia, da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva e do diretor da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE) Francisco Nascimento. Também estiveram presentes o Sub oficial Kleberson representando o Capitão dos Portos de Santarém, e o Sub Tenente Baía representando o Comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM), Cel. Piquet.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Santarém iniciou a noite de desfiles. A entidade levou 100 alunos para a avenida e apresentou alguns dos programas e projetos atendidos pela Unidade Santarém como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), Projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II).

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi lembrada em uma faixa com os dizeres “Superar barreiras para garantir inclusão”.

A Escola Municipal Ubaldo Correa foi a terceira a desfilar. O educandário atende 1.309 alunos, 880 desfilaram. A escola homenageou o professor José Maurício da Conceição Maciel, Especialista em Ciências da Religião com mais de 30 anos de profissão.  “Gratidão e reconhecimento pelas mais de três décadas de docência dedicadas à educação santarena”, destacou o banner conduzido pelos alunos.

O destaque da escola Ubaldo Correa ficou por conta da Banda Musical da Escola (Banduc), formada por 100 integrantes sob a coordenação do professor Dennis de Sousa Lima. A banda é “puxada” pelo Corpo Coreográfico Danceduc, criado em 2017, e que conta como item de avaliação no Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. A performance dos grupos arrancou muitos aplausos do público presente.

Outros colégios tradicionais de Santarém também desfilaram. O Colégio Rodrigues dos Santos celebrou os 75 anos do educandário. Uma faixa conduzida por alunos estampava “Colégio Rodrigues dos Santos, 75 anos de tradição e modernidade em prol do compromisso com a sociedade”.

A banda do colégio, intitulada Banda Musical Prof. Osvaldo Correa, levou para o desfile clássicos do Pop e do rock como Sweet Child O’Mine, da banda Guns N’ Roses.

O desfile do Rodrigues dos Santos encerrou com uma faixa de agradecimento à Associação Comercial do Baixo Amazonas pela criação da Escola do Comércio em 1947, hoje Colégio Rodrigues dos Santos.

Onésima homenageou a professora que dá nome a escola 

A Escola Onésima Pereira de Barros desfilou com 740 alunos. O educandário destacou o Ensino Médio em Tempo Integral e o Circuito Profissional e Vocacional, um projeto desenvolvido pela escola em parceria com instituições de educação superior a fim de preparar os alunos da 3ª série para o mercado de trabalho. Ainda teve uma homenagem à professora Dinelma Carvalho que faleceu este ano.

Pedro Álvares Cabral, outra escola tradicional do Estado com 54 anos de fundação, levou para o desfile 600 alunos, de um total de 870 matriculados. A faixa com os dizeres “Cabral: 54 anos a serviço da Educação” fez referência à missão e visão de futuro da escola.

A Banda Marcial da escola, Banpac, fruto de projetos de musicalização e parcerias é uma das marcas registradas da escola. Fundada em 1987 e sob regência de Reinaldo Junio Costa, a banda com 50 integrantes apresentou melodias como Steel loving you, do Scorpions e Cúmbia do Amor, da Banda Calypso.

A escola destacou ainda o combate ao preconceito com o banner “Éramos todos humanos até que a RAÇA nos desligou, a RELIGIÃO nos separou, a POLÍTICA nos dividiu e o DINHEIRO nos classificou” (Denzel Washington).

Banda da escola Dom Amando

Com 1303 alunos o Colégio Dom Amando foi o educandário com o maior número de alunos na avenida. Os educadores do Colégio desfilaram com uma camisa alusiva aos 50 anos do Festival Folclórico do CDA.

A Banda Marcial Irmão José Ricardo, sob a coordenação do professor Júlio Heleno, apresentou na avenida a temática “Jovem Guarda” relembrando o grande movimento cultural ocorrido no Brasil nos anos 60. A banda valorizou diversos estilos e gêneros musicais.

A Escola Estadual de Ensino Médio Álvaro Adolfo da Silveira, fundada em 1º de maio de 1962 e que atualmente atende 1440 alunos em 44 turmas levou 700 alunos para a avenida.

Apresentação da Escola Álvaro Adolfo

Com o tema ‘Cidadania se constrói com empatia, educação e amor à vida’ a escola abriu o desfile com uma faixa e os dizeres de Paulo Freire “A Educação não transforma o mundo. A Educação muda pessoas. As pessoas transformam o mundo”.

A Banda Musical da Escola composta por 107 integrantes, sob responsabilidade do professor Mestre Roniclei Batista, fez uma parada de 1 minuto em solidariedade às famílias vítimas da covid-19.

A escola com 60 anos de fundação tem nesse ano de 2022 onze turmas que estão finalizando o ensino médio. Os alunos finalistas levaram balões em alusão ao Setembro Amarelo com a frase “Amor, empatia e humanidade salvam vidas”.

Outra sensação da noite foi a Escola Almirante Soares Dutra. O educandário com 1.175 alunos levou 415 para a avenida. O desfile destacou os 50 anos da escola “50 anos educando gerações”, dizia uma das faixas.

Um pelotão formado por 60 alunas e denominado “As Marinheiras” homenageou o Patrono da escola Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra.

A Banda Marcial da escola Almirante, muito aplaudida e festejada pelo público homenageou os 50 anos da escola com musicas que marcaram a trajetória da banda em desfiles e festivais. Formada por 75 componentes a banda veio acompanhada do Corpo Coreográfico, criado a partir das atividades de dança do Projeto Educ’ Art.

“Após dois anos de pandemia a comunidade escolar e santarena teve o privilégio de acompanhar, de visualizar, de aplaudir nossos alunos, pudemos perceber a participação maciça da comunidade. Pela graça de Deus, retornamos, o povo estava com saudade desse tipo de evento”, disse o professor José Normando Santos, gestor da Escola Estadual Frei Ambrósio.

A coordenadora da comissão responsável pela programação da Semana da Pátria, Jessica Ninas, destacou o grande público que tem ido prestigiar os desfiles. “Nós temos percebido um grande empenho de todas as escolas em apresentar um grande desfile, o público tem prestigiado todos esses dias, todo o percurso e as arquibancadas estão ficando lotados e a população tem acompanhado de perto demonstrando que também estava com saudade desse evento.”

 

A Programação da Semana da Pátria prossegue logo mais, a partir das 18h na Avenida Anysio Chaves. Dezessete escolas estão programadas para esta terça-feira, 6 confira a ordem:

DIA: 06/09/22 – NOITE - 18h -  ANYSIO CHAVES

1.  ESCOLA PARTICULAR MUNDO DO SABER

2.  CENTRO EDUCACIONAL CORUJINHA

3.  ESCOLA MUNICIPAL CIVICO MILITAR CESAR SIMÕES RAMALHEIRO

4.  CENTRO EDUCACIONAL MUNDO FELIZ

5.  CENTRO EDUCACIONAL CEBOLINHA

6.  EMEIEF SÃO JOSÉ OPERÁRIO

7.  CENTRO EDUCACIONAL LEAOZINHO

8.  ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL CAIXINHA DO SABER

9.  ESCOLA SESI

10. ESCOLA PARTICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL VITÓRIA

11. CENTRO EDUCACIONAL CASINHA DO SABER

12. CENTRO EDUCACIONAL ANGELUS

13. ESCOLA CRISTÃ ATALAIA

14. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL O GOLFINHO

15. CENTRO EDUCACIONAL APOEMA

16.EMEIEF BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

17. ESCOLA LUZ DO SABER

 

 Confira mais fotos da terceira noite de desfiles:

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.