Os estudantes de duas escolas municipais de Santarém participaram nesta quarta-feira, 26, de uma programação especial voltada para a educação ambiental. A Caminhada Ecológica e o Sarau 'Olha a Água' foram realizados na Escola do Parque, como parte das ações da Semana da Água e das Árvores: 'Sustentabilidade, nossa Responsabilidade'.
Durante a Caminhada, os estudantes das escolas Maria Amália Queiroz de Sousa e Nossa Senhora de Fátima, percorreram os arredores do Parque com faixas de incentivo à preservação do meio ambiente. Na oportunidade, também ouviram ensinamentos sobre uma das maiores árvores da Amazônia: a Samaúma. A atividade teve como objetivo ampliar a percepção ecológica das crianças e fortalecer o vínculo entre conhecimento e ação na defesa do meio ambiente.
Ana Clara, aluna do 6º ano da escola Maria Amália, destacou como "importantíssima" a programação que ela e os colegas puderam participar.
"Já aprendemos sobre muitas coisas com relação aos cuidados com a natureza na escola, e hoje, aqui, muito mais! Está sendo uma experiência ótima!", pontuou a estudante.
No segundo momento, os alunos participaram do Sarau, quando puderam se expressar através de poesias, músicas e desenhos a cerca da proteção e conservação da água, com o intuito de reforçar o papel da arte como ferramenta de conscientização e mobilização ambiental.
A coordenadora da Escola do Parque, Flora Aparecida, ressaltou a importância de as crianças participarem de ações como essas, que os incentivam a preservação dos recursos naturais.
"Hoje, durante a programação, as crianças foram convidadas a refletir e discutir sobre temas essenciais como o uso sustentável da água, a preservação das árvores e a responsabilidade individual e coletiva na proteção do meio ambiente. Nosso objetivo é plantas sementes, e tenho certeza que colheremos frutos, esses estudantes são, desde já, cidadãos mais conscientes e engajados. Eles serão as pessoas que através da educação vão cuidar desse planeta!", disse a professora.
A programação da Semana da Água e das Árvores continua até a próxima sexta-feira, 28, com uma blitz educativa e plantio de mudas. As atividades visam o fortalecimento da cultura ambiental no município.