Hoje, 28 de outubro, é celebrado o Dia do Servidor Público. Em homenagem a estes profissionais a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na noite de ontem, 27, o 1º Festival de Talentos “Aqui o Servidor tem voz”, na Escola de Artes Emir Bemerguy. O evento, voltado aos servidores da Semed, destacou os cantores do órgão municipal e premiou todos os participantes.
Vinte candidatos das mais diversas funções, desde vigia a professor, concorreram. Todos os participantes receberam um troféu de participação e os três primeiros colocados foram premiados com troféu e um notebook.
O Festival foi prestigiado pelo prefeito Nélio Aguiar, pela Primeira Dama Celsa Brito, pela Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, pelo vereador Josafá Gonçalves, pelo Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan) Jeferson Sousa e por toda a equipe de profissionais da Semed.
Os servidores soltaram a voz em canções de variados gêneros e foram julgados por um corpo de jurados. O 1º lugar foi ocupado por Jhonatan Cavalcante da Rocha.
Jhonatan é secretário da Escola Municipal Santa Cruz, localizada na região da Curuá-Una. Interpretando a música “Pintor do mundo”, de Pr. Lucas, ele emocionou a todos se apresentando com a participação do aluno do 5º ano, Fernando Gonçalves Vieira, de 10 anos. Enquanto Jhonatan cantava Fernando pintava uma tela ilustrando a música que estava sendo interpretada.
“Participar do 1º Festival de Talentos do Servidor como um dos concorrentes entre 20 pessoas e ficar em primeiro lugar é uma emoção sem igual. Foi uma emoção muito grande cantar minhas verdades e aquilo que eu vivo e transmitir isso para o público. Foi algo muito emocionante, que marcou a minha vida”, disse o campeão.
O 2º lugar foi para Daniele Repolho, da Escola Municipal Pe. Felipe Bettendorf. Ela atua como professora de Ensino das Artes e interpretou a música “Inesquecível” da cantora Laura Pausini.
A professora Ediene Figueira, lotada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Ruinaldo Correa levou ao palco “Sonda-me, Usa-me”, de Aline Barros e garantiu o 3º lugar.
A coordenadora do Festival, Monique Paixão, avaliou o evento e confirmou que foi o primeiro de muitos.
“Nós pudemos observar que tem muita gente boa nas escolas e ontem, foi o momento de mostrar isso, o momento de subir ao palco com uma banda maravilhosa que acompanhou nossos artistas e foi tudo impecável. Eu faço uma avaliação superpositiva, os nossos participantes saíram muito satisfeitos e eles já estão ansiosos para o ano que vem”, concluiu Monique.
A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva afirmou que o Festival descobriu belíssimas vozes. “O evento foi de uma grandeza que superou nossas expectativas. Interessante como a gente pôde perceber os talentos que temos espalhados pelas nossas escolas e esse festival tem esse objetivo, descobrir e valorizar essas pessoas que muitas vezes estão no anonimato e que carecem de um evento como esse para receberem o devido reconhecimento. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado tanto que já vamos começar a pensar numa forma de incluir o Festival no calendário da Prefeitura e, dessa forma, quem sabe, poder contemplar servidores de outras secretarias no evento”, concluiu a titular da pasta da Educação.
O prefeito Nélio Aguiar celebrou os talentos e parabenizou pelo Dia do Servidor. “Nós valorizamos estes profissionais que com muita dedicação ajudam a construir uma Santarém melhor. Hoje, nós assistimos um show com belas vozes. Parabéns a todos os servidores públicos.”
O 1º Festival de Talentos alusivo ao Dia do Servidor visou estimular a criação, fortalecimento e difusão da música, respeitando-se as especificidades culturais.
Confira mais fotos do Festival