3. Educação
Semed realiza I Jornada Pedagógica da região de várzea Autor: Agência Santarém

Semed realiza I Jornada Pedagógica da região de várzea

Ronnie Dantas
Gestores, pedagogos e professores participaram da formação visando o calendário letivo que inicia na próxima semana.

Com o tema Jornada Pedagógica educando com empatia, formando para a cidadania, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nessa terça-feira, 11, a I Jornada Pedagógica da região de várzea.

O auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa) foi o local do evento, que reuniu cerca de 150 profissionais entre gestores, pedagogos e professores das escolas da região de várzea. O objetivo é preparar os profissionais para o calendário letivo da região de várzea, que inicia no próximo dia 17 de julho.

A advogada Natasha Lazzaretti, palestrante convidada, abordou o tema ética no serviço público x legislação do trabalho x ferramentas de controle social.

"Tratamos sobre questões jurídicas referentes ao serviço público, serviço público de uma forma geral, mas contextualizando para a questão da educação, sobretudo, relacionado aos novos desafios, às questões mais recentes que permeiam as atividades rotineiras das escolas, as atividades que a gente considera importante face ao estágio em que o calendário escolar da várzea se encontra no momento, ou seja, uma preparação dos profissionais para enfrentarem os desafios que podem surgir no ano que está iniciando”, frisou.

De acordo com a assessora de Ensino da Semed, Jéssica Ninas, essa é mais uma programação prevista no planejamento 2023 da Semed, conforme calendário letivo.

“A região de várzea está começando o ano letivo 2023 e assim como foi feito com as demais regiões [rios, planalto e cidade], a Jornada Pedagógica visa preparar nossos gestores e demais profissionais, apresentando o planejamento, o calendário letivo, trazendo informações jurídico, administrativas e pedagógicas para o bom desempenho das atividades que iniciam dia 17 de julho e com previsão de encerramento no final de abril do próximo ano".

Jéssica Ninas destacou poucas mudanças em relação ao calendário do ano passado. Uma delas é Feira de Ciências, que mudou a data de 11 de agosto para 22 de setembro. Ninas ainda lembrou que, esse ano, à exemplo do ano passado, os profissionais terão o período de recesso garantido no final do ano.

Confirmado - O calendário letivo da região de várzea inicia no próximo dia 17 com as atividades em sala - a Jornada Pedagógica faz parte do calendário - e encerra dia 30 de abril de 2024, com um recesso de nove dias no período natalino (23 a 31/12/2023).