1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Santarém recebe menção honrosa e selo de participação da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
Santarém recebe menção honrosa e selo de participação da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional Autor: Tracy Costa/Ascom Semed

Santarém recebe menção honrosa e selo de participação da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Duas Unidades Infantis do município cumpriram quatro das etapas, e foram reconhecidas pelas boas práticas de alimentação saudável no ambiente escolar. Caso cumpram todas as etapas, as Unidades receberão premiação de R$10 mil cada.

Duas Unidades de Educação Infantil de Santarém receberam Menção Honrosa e Selo da Jornada de EAN pela participação na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa estimula as boas práticas de alimentação saudável no ambiente escolar e reconhece o empenho das comunidades educacionais em todo o país. A lista preliminar de escolas que concluíram quatro das etapas da 7ª Jornada de EAN foi divulgada na última sexta-feira (31/10). 

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônia Correa e Sousa, no bairro Santo André e a Unidade de Educação Infantil (Umei) Cipoal, na comunidade Cipoal, região do planalto, foram contemplados. Ao todo, cerca de 2.800 escolas se inscreveram nesta edição, com o envio de quase 3.500 relatos de atividades. Destas, 817 escolas concluíram todas as etapas, que envolvem o protagonismo de estudantes, merendeiras(os), agricultores(as) familiares e profissionais da educação na promoção da alimentação adequada e saudável.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas públicas da Educação Básica (Jornada de EAN) tem por objetivo incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas beneficiárias do PNAE

A Coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Semed, Vanda Maia, destacou a importância de se demonstrar de forma pedagógica o trabalho da educação alimentar e nutricional atrelado à alimentação escolar, agricultura familiar com o desenvolvimento regional e sustentável.

“Ter duas escolas do município de Santarém devidamente certificadas com menção honrosa e selo de participação na 7ª Jornada, diante de um universo de quase 3 mil escolas pelo Brasil, cumprindo quatro das etapas, é motivo de muita alegria. É a demonstração do trabalho que é feito de forma sincronizada dentro dos nossos espaços de educação, principalmente porque envolve o aluno, envolve a educadora alimentar, envolve os pais, a produção familiar por meio da agricultura familiar, envolve a gestão ou coordenação dos nossos espaços. É um trabalho que é feito em rede e que premia a importância de se demonstrar de forma pedagógica o trabalho da educação alimentar e nutricional atrelado à alimentação escolar, agricultura familiar, desenvolvimento regional e sustentável dentro dos nossos territórios”, destacou Vanda Maia.

O Secretário Municipal de Educação Nilton Araujo ressaltou a importância da certificação para o município.

“Esses projetos vão ser exemplo para que outras unidades tenham como base a utilização da alimentação escolar de qualidade proporcionada pela própria escola ou creche através de suas hortas, que também podem ser utilizadas como espaço pedagógico e lúdico onde as crianças podem ver, na prática, como se produz uma alimentação de qualidade. A nossa ideia é ampliar esse projeto para todas as nossas escolas e creches da rede municipal”, frisou o secretário.

Premiação

Além de Menção Honrosa para o(a) nutricionista responsável, o(a) diretor(a) da escola e o coordenador(a) da Jornada e do Selo da Jornada de EAN como reconhecimento oficial pela participação e conclusão da Jornada, a premiação prevista conforme o edital da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do FNDE também garante Destaque em publicação digital e impressa do FNDE: os 20 (vinte) melhores relatos, cinco por atividade, serão publicados em livro, e uma Premiação em dinheiro: as 20 escolas públicas participantes que cumprirem todas as etapas da Jornada e forem selecionadas, conforme critérios previstos no Edital, receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.