3. Educação
  4. Santarém é pioneira na informatização da educação no Pará
Santarém é pioneira na informatização da educação no Pará     Autor: Agência Santarém

Santarém é pioneira na informatização da educação no Pará

Dayse Lima
Escola Maria Amália, no Mapiri, será a primeira na cidade a receber o sistema ID.
Sistema de identificação facial começa a ser implantado.

Santarém é a primeira cidade no estado do Pará a receber o sistema ID. Um sistema inovador de informatização de serviços educacionais, que será implantado, gradativamente, nas escolas da rede municipal. O lançamento aconteceu, nesta  sexta-feira (20), nas dependências da Escola Maria Amália, no bairro Mapiri. Ela será a primeira escola da rede, onde o novo sistema será instalado. A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva, professores, pais de alunos e demais autoridades.

O projeto está em fase de implantação e para que ele comece a funcionar, várias adequações devem ser feitas nas escolas, como a implantação de sistema de internet e instalação de computadores.

“Nessa fase, nós estamos efetuando a compra de dois sistemas, um de protocolo e outro de gestão. Isso vai revolucionar o acompanhamento escolar dos nossos alunos, pois tudo referente à documentação passará pelo sistema, bem como a vida escolar deles, além do acompanhamento de indicadores. Vamos reduzir custos com papel, com deslocamentos de professores, já que tudo poderá ser feito na própria escola, através de computadores”, ressalta a titular da pasta da Educação.

"Grande passo tecnológico para Santarém", afirma Sandro Bio, diretor de tecnologia da empresa responsável.

Sandro Bio, diretor da empresa responsável pela implantação do sistema, afirmou que a parceria com a Prefeitura de Santarém é um grande passo, um diferencial no acompanhamento e na execução da educação do município.

“Sem dúvida, esse sistema é um grande passo tecnológico para a educação de Santarém. Todos serão beneficiados: alunos, professores e pais. O acompanhamento será feito por meio de um aplicativo direto no celular”, informa.

O prefeito Nélio Aguiar aponta que Santarém sai na frente como município pioneiro na informatização deste sistema no Pará. “Isso só comprova o compromisso que temos com a educação. Com isso, teremos um acompanhamento bem mais prático, bem mais transparente, econômico e inovador. Nosso empenho e nossa dedicação são pelos avanços cada vez maiores na área”, destaca Nélio.

"Educação pública terá acompanhamento prático, inovador e econômico", destaca Nélio Aguiar.

Frequência escolar facial

Trata-se de uma solução moderna, prática e dinâmica em que os alunos não precisam mais responder a chamada feita pelos professores, pois assim que chegam à escola registram a presença por meio de um leitor de reconhecimento facial, economizando tempo e gerando redução no consumo de papel.

Quando o aluno falta, a solução envia um SMS, push e e-mail para os pais ou responsáveis, o que garante maior tranquilidade às famílias. A iniciativa pretende melhorar o acompanhamento dos alunos que, efetivamente, frequentam as escolas e, assim, combater o problema da evasão escolar, além de assegurar mais segurança para os pais ou responsáveis.

A solução proporciona ao gestor público não só melhores condições de planejamento, como também de intervenção imediata nas escolas que apresentem baixos índices de frequência.