3. Educação
  4. Alfabetiza Pará: aumenta em quase 25% número de crianças alfabetizadas em Santarém
Alfabetiza Pará: aumenta em quase 25% número de crianças alfabetizadas em Santarém Autor: Arquivo - Agência Santarém

Ronnie Dantas
Prefeito Nélio recebeu certificação das mãos do governador Helder.

A educação santarena mais uma vez é destaque no Pará e no cenário nacional. O município alcançou a marca de 24,9% em relação ao número de crianças alfabetizadas por meio do Programa Alfabetiza Pará. Esse resultado está relacionado ao eixo Avaliação, que mede a fluência leitora dos alunos do 2º ano.

O resultado foi reconhecido e celebrado no último sábado, 23, por meio de uma certificação entregue ao prefeito Nélio Aguiar pelo governador Helder Barbalho, durante agenda do chefe do Executivo estadual no município.

O diagnóstico da primeira avaliação, em março de 2023, aponta que o município ficou com 25,2% de alunos leitores e, na última avaliação, em dezembro, o resultado subiu para 50,2%.

De acordo com a coordenadora do programa Alfabetiza Pará em Santarém, Jéssica Ninas, Santarém é um dos municípios que aderiu a essa política e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem trabalhado em todos os eixos do programa.

"Esse o é resultado do trabalho de muitas mãos. Uma política pública pensada e executada com responsabilidade. Temos muito a crescer ainda, esse foi apenas o primeiro passo, mas com o envolvimento de todos alcançaremos índices muitos mais altos. Desde já agradecemos o compromisso e trabalho incansável de gestores e professores que desempenham papel fundamental para o sucesso do município, sem os quais jamais alcançaríamos tais resultados”, ressaltou Jéssica.

Atualmente, a Secretaria de Educação atende mais de 47 mil alunos do ensino fundamental (47.623), do total de quase 63 mil alunos da rede municipal.

"Esses números são fruto do trabalho incansável do nosso governo e de nossos dedicados servidores, com o apoio do Programa Alfabetiza Pará. Esse marco reflete o poder transformador da educação e o compromisso de nossa gestão em construir um futuro brilhante para nossas crianças”, destacou o prefeito Nélio.

Programa Alfabetiza Pará

O Programa Alfabetiza Pará foi instituído pela Lei Estadual 9.867, de 13 de março de 2023 e visa por meio de um regime de colaboração, prestar apoio técnico, pedagógico e financeiro aos municípios, com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização na idade certa dos alunos da rede pública, a fim de garantir uma política pública educacional eficiente e eficaz, resultando na melhoria dos indicadores.

As ações são desenvolvidas principalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental, período compreendido para alfabetização dos alunos, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa é integrado pelos seguintes eixos: I - formação da equipe técnica, professores e gestores escolares; II - oferta de materiais complementares para todos os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino; III - oferta de materiais complementares para formação e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Rede Pública do Ensino do Estado; IV - avaliação e monitoramento dos resultados educacionais, por meio do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE); V - premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação externa do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE); VI - apoio técnico-financeiro visando à melhoria das escolas com os menores resultados na avaliação externa do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE); e VII - acompanhamento e assessoria técnica e pedagógica para a implementação do Programa no município por intermédio das regionais.