3. Educação
  4. Santarém 363 anos: Escola São Francisco de Assis é entregue reformada e ampliada pela Prefeitura de Santarém
Santarém 363 anos: Escola São Francisco de Assis é entregue reformada e ampliada pela Prefeitura de Santarém Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Mais de 800 alunos serão beneficiados.

O prefeito Nélio Aguiar entregou nesta terça-feira, 28, a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Francisco de Assis, localizada no Bairro São Francisco. Foi a segunda escola entregue dentro da programação do aniversário de 363 anos de Santarém.

O educandário iniciou as atividades em 16 de março de 1992. Atende hoje 806 alunos em 32 turmas, nos turnos matutino e vespertino desde a educação infantil (Pré-Escolar),  ensino fundamental de 9 anos (1º ao 9º ano) e ainda o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi reformado e ampliado, recebendo adequação de bloco administrativo com secretaria, diretoria e sala dos professores, sala do AEE e sala pedagógica. Adaptação de bloco de serviço e ampliação de 3 salas de aula em bloco existente. Ao todo, são 17 salas, todas climatizadas, além de reforma geral da escola. O investimento total foi de R$ 2.799.392,42.

“Eu estou na escola desde 2013 e nunca tivemos uma reforma até então, de lá para cá a gente vem lutando por essa reforma e hoje, graças a Deus, a gente conseguiu. A escola São Francisco só tem a agradecer esse grande momento, esse presente da nossa Prefeitura de Santarém, através do nosso prefeito, da nossa secretária, de receber uma escola renovada, com novas salas, todas climatizadas, é só gratidão que a gente tem hoje para declarar aqui”, agradeceu a diretora Lorena Garcia.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, a principal conquista da Escola São Francisco foi trazer os alunos que estavam em um anexo no bairro Nova República há mais de dez anos.

"Eram salas insalubres, pequenas, sem menor dignidade, eu diria. Então, nós, agora, juntamos todos os alunos do anexo, trouxemos para a Escola São Francisco onde hoje temos 17 salas climatizadas, um bloco de apoio novo, um novo pavilhão, a quadra totalmente revitalizada, enfim, possibilitando melhor educação e melhor acolhimento para os nossos alunos. Eu tenho certeza que a aprendizagem também é melhor. Então, para nós é um momento de muita alegria em poder oportunizar para os nossos alunos, essa estrutura física e essa melhor qualidade da educação”, pontuou a titular da pasta.

O prefeito Nélio Aguiar justificou o investimento pelo poder que a educação tem de transformar vidas.

"A gente fica feliz por essa transformação. Estamos entregando escola nova, escola reformada, ampliada, quadras cobertas, seja na área urbana, seja no planalto, na região de rios, estamos fazendo um grande investimento na educação em todo o nosso município por acreditar na educação, no poder que ela tem de transformar vidas e esses investimentos refletem o nosso compromisso com uma educação de qualidade para nossa Santarém”.

Mais educação para Santarém

Ainda nesta terça-feira, a comitiva do prefeito Nélio estará no bairro da Matinha, na entrega da reforma e ampliação da escola Sérgio Henn.