3. Educação
  4. Santarém, 363 anos: escola Sergio Henn é reformada, ampliada e entregue aos moradores da Matinha
Santarém, 363 anos: escola Sergio Henn é reformada, ampliada e entregue aos moradores da Matinha Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A escola completou 22 anos de atividade esse ano e detém o segundo melhor IDEB na região urbana.

O prefeito Nélio Aguiar entregou na tarde desta terça-feira (28) a reforma e ampliação da escola municipal de ensino Fundamental Sergio Luiz Henn, no bairro da Matinha.

Inaugurada em 1º de março de 2002, a instituição que atende 321 alunos em 12 turmas de ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, recebeu reforma e ampliação com adaptação de espaços administrativos com secretaria, diretoria, sala dos professores, ampliação de sala de aula, adaptação de bloco de serviço e reforma geral da escola. Um investimento no valor de R$1.484.198,45

De acordo com a gestão da escola, em 22 anos de atividades cerca de 7.429 alunos concluíram o ensino fundamental na Escola.

Durante a cerimônia a emoção tomou conta de todos quando os alunos, à capela, cantaram o hino da escola. Ainda teve o aluno autista Guilherme Canté com uma apresentação de violino e a tradicional Dança do Carimbó, apresentada por alunos da escola.

Para a gestora da escola Sergio Henn, Eliane Fernandes Caldas, o sentimento é de gratidão.

“De gratidão, só tenho gratidão, primeiramente a Deus, né, porque o Senhor permitiu que isso acontecesse, à nossa secretária, que tem um olhar mais do que especial para a educação, juntamente com o nosso prefeito, então a comunidade só tem a ganhar um espaço totalmente climatizado, uma escola adequada para nossas crianças, um ambiente adequado, então só temos que trabalhar para que o ensino seja de qualidade, já temos o segundo melhor IDEB e com essa reforma, com essa ampliação, a tendência a melhorar”, frizou a gestora.

A secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva comentou sobre a terceira escola entregue em dois dias de programação alusiva ao aniversário da cidade e destacou algumas qualidades do educandário.

“Aqui eu tenho uma equipe coesa, comprometida, com qualidade e a gente percebe nas nossas crianças o reflexo desse trabalho feito com eles no dia a dia. Então, eu quero aqui parabenizar a gestão dessa escola. Quando eu vi valores, valores cívicos, valores nas nossas crianças e, felizmente, é uma escola de periferia, mas não a desejar em termos de qualidade das demais escolas. E eu quero destacar também aqui, porque aqui é a segunda melhor escola do resultado do IDEB na nossa cidade. Eu tenho certeza de que com essa estrutura física, somando a estrutura física com a qualidade e o compromisso de cada um dos nossos profissionais, tem tudo para poder ser o primeiro lugar, quem sabe, mas, independentemente do resultado, ser uma escola sempre com muita qualidade aqui no bairro da Matinha”, completou a Secretária.

O prefeito Nélio Aguiar, durante sua fala, lembrou algumas das melhorias implantadas no seu governo no bairro da Matinha. O gestor também prometeu construir uma quadra coberta para a escola, o terreno já foi adquirido.

“Depois de 40 anos quem foi que trouxe os primeiros quilômetros de asfalto, as primeiras ruas asfaltadas, para Matinha? O prefeito Nélio. Quem está entregando hoje a reforma e ampliação da Escola Sérgio Luiz Henn? O prefeito Nélio. E logo, logo, já no mês de junho, eu vou voltar novamente na Matinha para entregar pra vocês uma quadra coberta porque esses alunos aqui não têm espaço para brincarem, para desenvolver as atividades físicas e com a quadra as nossas crianças terão um espaço onde praticar o esporte e o lazer”, concluiu o gestor.

A prefeitura já fez a aquisição de um terreno ao lado da escola e o prefeito já autorizou a licitação para, em seguida, iniciar os trabalhos de construção.