3. Educação
  4. Santarém 362 anos: Comunidade escolar da Prainha recebe creche moderna para 278 crianças
Santarém 362 anos: Comunidade escolar da Prainha recebe creche moderna para 278 crianças Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Um investimento de quase R$3,5 milhões

Os 362 anos de Santarém da Pérola do Tapajós continuam sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população. Nesta quarta-feira, 28, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram no bairro da Prainha entregando o mais novo Centro de Educação Infantil de Santarém, o Cemei Professora Rutilene Melo Pereira.

A unidade, cujas atividades iniciaram em 2002 no extinto Sindicato dos Tecelões do DER e que por muitos anos continuou em espaço alugado, hoje ganhou um novo e moderno prédio próprio, uma creche do tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 1 e 2, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, playground, solário e estacionamento. Uma área total de 1.323,58 m². Para isso, recebeu investimentos de R$ 3.491.404,42 do governo.

O novo Centro Infantil atenderá 278 crianças, do berçário ao pré II, com turmas integrais e parciais.

Com as modernas instalações e a estrutura adequada para receber crianças a partir de 1 ano, a Umei Prainha passa a ser Cemei - Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rutilene Melo Pereira, uma homenagem à professora que faleceu no exercício da função em maio de 2022.

Antes dos pronunciamentos, o local recebeu uma benção especial do Frei Valcir de Assunção e do pastor Marcos Cabral.

“É uma honra muito grande poder fazer um sonho sair do papel, acontecer, afinal de contas nós temos, hoje, um espaço completamente equipado para poder atender nossas crianças com dignidade e com profissionais capacitados, por isso, gratidão, muita gratidão, sempre”, disse agradecida a coordenadora do novo Cemei, Maíla Aguiar.

Para a Secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, a educação infantil em Santarém se divide em antes e depois do atual governo.

“Ontem, entregamos o Cemei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Liberdade. Hoje, estamos aqui entregando o Cemei da Prainha, o prazer que nós temos hoje de chegar às unidades e encontrar, além dessa estrutura física uma boa estrutura pedagógica que garante o bom atendimento para nossas crianças. Aproveito para parabenizar aqui a coordenadora Maíla pelo seu trabalho, pelo seu empenho e compromisso diário, você e toda equipe que compõe essa unidade”.

A Secretária informou ainda que a Semed já recebeu todo o material lúdico que em breve será distribuído às Unidades Infantis.

Para o vereador Andreo Rasera, que também é morador do bairro, o momento é de realização.

“Esse é um momento de vitória, de realização, muito importante a prefeitura, que tem hoje o poder de executar obras e que sempre lembrou do bairro Prainha fazer e entregar uma obra dessa pra comunidade, eu estou vereador, vereador da Prainha e fico muito feliz em poder participar desse momento histórico do bairro”, ressaltou o parlamentar.

O prefeito Nélio Aguiar destacou os investimentos feitos no bairro da Prainha que, segundo ele, ficou muitos anos esquecido e, agora, já conta com 14 obras entregues na atual gestão.

“Hoje, o bairro da Prainha tem uma belíssima UBS, já entregamos aqui também o Terminal Hidroviário, o mais bonito do norte do Brasil, entregamos a orla da Vila Arigó, pavimentamos algumas ruas aqui como a avenida Belém, a Altamira, a Álvaro Adolfo que recebeu recapeamento, calçada, meio fio, a travessa Tupinambá, a reforma da escola Alberico Mendes e, hoje, estamos entregando o Cemei professora Rutilene Melo, um investimento de quase R$3 milhões e meio de reais e daqui a pouco vamos inaugurar a iluminação de LED do campo do DER. Então, essa breve prestação de contas é só pra demonstrar pra vocês o nosso compromisso que o nosso governo tem por Santarém”, finalizou o gestor.

Prestigiaram a cerimônia de entrega, a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, Emir Aguiar (Semag), Ronan Liberal Jr (Semdec), Irlaine Figueira (Semsa), Chefe de Gabinete Paulo Jesus, os vereadores Andreo Rasera, Erasmo Maia, Elielton Lira, Josafá Gonçalves e Didi Feleol.

A inauguração do espaço foi marcada por muita festa e alegria.As crianças da Unidade apresentaram a dança do xaxado. Já o casal Bianca e Anderson Vasconcelos, do grupo Flor do Tapajós fez o povo todo dançar ao som do carimbó.

Mais educação pra Santarém

O Cemei da Prainha é a 4ª unidade de educação infantil entregue este ano pela Prefeitura.  Um total de 13 creches serão entregues nesses dois meses de programação do aniversário de Santarém. São quase R$ 40 milhões de reais investidos só na educação infantil.

Na área da Educação, esta é a 12ª obra inaugurada na programação de aniversário de Santarém e a 27ª entrega neste ano.