Com o objetivo preparar os alunos da rede municipal para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nos dias 18 e 19 de setembro, uma formação para cerca de 300 professores do 5º e 9º ano, de diferentes regiões do município (urbana, planalto, indígena, quilombola e de rios), com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A formação, realizada no auditório Manoel Cavalcante, da Semed, coordenada pelo Núcleo de Assessoria de Ensino da Semed e conduzida por ministrantes da Editora Vem Passar, através do Programa Aluno Nota 10, reafirma o compromisso da rede municipal de ensino com a qualidade educacional e a melhoria dos indicadores de desempenho.
O Programa tem como foco a recomposição da aprendizagem, etapa fundamental para recuperar possíveis defasagens e garantir que os estudantes do 5º e 9º ano estejam preparados para os desafios das avaliações externas do SisPAE e do Saeb.
Paulo Ricardo, um dos representantes do Nota 10 no evento, ressalta que o objetivo é formar os professores para que Santarém tenha um melhor resultado no Saeb.
“Para que isso aconteça a gente tá trabalhando em específico a construção de itens de avaliação, como questão de múltipla escolha, mas quando elas estão associadas à avaliação externa há um direcionamento específico. Após discutir com os professores a avaliação interna e externa e quais são os tipos de avaliação, fizemos uma oficina de elaborações de itens. Dessa forma, a gente espera que essa oficina possa contribuir para que os professores desenvolvam autonomia para construir os próprios itens a partir das temáticas que eles avaliem, pertinente para o processo pedagógico”, acentuou Paulo.
A Editora Vem Passar é parceira da Secretaria de Educação de Santarém e, ao longo do ano, forneceu materiais didáticos (kits de livros) para alunos e professores, além de assessoria pedagógica e aplicação de simulados para melhor preparar os estudantes. Houve ainda, em agosto, a Aplicação de uma Avaliação Diagnóstica/Simulado, cujo resultado será divulgado no próximo mês de outubro.
A Assessora de Ensino da Semed, Vania Quaresma, afirmou que a secretaria está comprometida em apoiar professores e alunos na preparação para as avaliações externas do Saeb.
“Para isso, estamos desenvolvendo ações específicas, como formação para os professores, aplicação de simulados, análise de resultados, reuniões com coordenadores escolares, para definir estratégias e planos de ação dentro das unidades com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos. Também estamos organizando campanhas de motivação que acontecerão no próximo mês de outubro com intuito de envolver a comunidade escolar e estimular os alunos a se prepararem para as avaliações. Nossa meta é garantir que eles [alunos] estejam preparados e confiantes para enfrentar as avaliações do Saeb, e que os professores tenham as ferramentas e o apoio necessários para ajudá-los a alcançar seus objetivos” ressaltou Vânia.
O Secretário Municipal de Educação, Nilton Araújo, destacou a importância do evento e do diálogo com os servidores.
“Tive a oportunidade de dialogar ontem com parte de nossos servidores, professores que atuam na sala de aula, em específico no 5º ano. Estavam recebendo, através do projeto Aluno Nota 10, formação na disciplina de português. Na oportunidade, fiz alguns questionamentos em relação à melhoria do ensino-aprendizagem, e com certeza, ao ouvir os nossos servidores, a gente já vai tomar algumas providências para que nossos alunos e também os professores consigam desenvolver um ótimo trabalho e nossas crianças possam ter o ensino-aprendizagem da melhor forma possível e, com isso, nosso IDEB ser o melhor em 2025”, concluiu Nilton.
Os próximos encontros formativos serão realizados nos dias 24 e 25 de setembro, em dois locais: auditório Semed e na Escola de Artes Emir Bemerguy, sempre de 8h às 17h.