3. Educação
  4. Proerd forma mais de 400 alunos de escolas da rede municipal
Proerd forma mais de 400 alunos de escolas da rede municipal Autor: Agência Santarém

Proerd forma mais de 400 alunos de escolas da rede municipal

Samuel Alvarenga
Programa desenvolve ações de sensibilização no combate ao uso de entorpecentes e à violência.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA)/Comando de Policiamento Regional I (CPR I), realizou a formatura de 451 estudantes da rede municipal de ensino, atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade ocorreu na quarta-feira, 28, na sede da Igreja da Paz (Church Paz), e contou com a presença de familiares, lideranças comunitárias e de autoridades, entre elas o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós.

Para o estudante Bruno Figueira, da 5ª série da Escola Nazaré Demétrio Mussi, no bairro Mararu, a iniciativa salva vidas e fortalece o ensino.

"Nas aulas do Proerd, aprendi muitas coisas importantes. Foram passados vários ensinamentos como a tomada de decisão. Nas ruas, na escola, ou mesmo em casa, devemos estar sempre atentos às situações que ocorrem ao nosso redor. Foi um grande prazer receber a equipe do Proerd em nossa escola".

O Tenente Coronel Félix Júnior, subcomandante do CPR1, informou que todos os atendidos das escolas receberam instruções para serem agentes multiplicadores no combate às drogas e à violência.

Subcomandante do CPR 1, Tenente Coronel Félix Júnior.

"Não existe atalho. Vocês vão ter que subir degrau por degrau nessa etapa da vida. Existe muita maldade no mundo como a droga e gente que faz o mal por fazer. As orientações foram dadas a vocês para aprenderem a dizer principalmente o ‘não às drogas’ e ‘não à violência’".

O prefeito Nélio Aguiar destacou o compromisso do município com o programa, que busca dar total apoio aos alunos em parceria com a Polícia Militar.

Nélio Aguiar: "Prefeitura está de braços abertos para apoiar a promoção do Proerd".

"A Prefeitura está sempre de braços abertos, de portas abertas para apoiar a promoção do Proerd. O programa tem uma importância muito grande para todas as crianças e à família".

Em Santarém, o Proerd é desenvolvido pela PMPA/CPR I, em parceria com a Prefeitura de Santarém, levando ações de sensibilização no combate ao uso de entorpecentes e à violência. Essa foi formatura da 26ª turma que envolveu as escolas: João Bianor Mota Freitas, Haroldo Veloso, Conceição Figueira, Profª Deuzuita Freire de Matos, Santa Cruz, Profª Nazaré Demétrio Mussi, Francisca das Chagas Nascimento, Pérola do Maicá e Dom Anselmo Pietrula.

Matéria assinada pelo jornalista da PMS Júlio César Guimarães.