3. Educação
  4. Prefeitura realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Água
Prefeitura realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Água Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Prefeitura realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Água

Ronnie Dantas
'A água nos une, o clima nos move' é o tema, coordenado pela Escola do Parque em parceria com o IMEA.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta quinta e sexta (21 e 22), programação alusiva ao Dia Mundial da Água.

A programação, coordenada pela Escola Complementar de Educação Ambiental - Escola do Parque - em parceria com o Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) tem como objetivo, promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência humana e de outros seres vivos.

A atividade de hoje contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Maria das Graças Almeida, localizada no Residencial Salvação. Eles apresentaram uma peça teatral com o tema Água, um bem precioso: regando ideias sustentáveis.

Logo depois, alunos e professores acompanharam uma palestra com a professora Lucineide Pinheiro, do Instituto IMEA, sobre a importância das águas. Ela também realizou uma apresentação do Projeto Escola D’água, mantido pelo instituto.

"Nós precisamos discutir com as crianças e com os jovens as questões ambientais, não dá mais pra fingir que não está acontecendo nada, estamos vivendo uma crise hídrica em várias partes do mundo, aqui na Amazônia, casa da água doce, nós temos crise hídrica, a de 2023 foi uma das piores de todos os tempos, o rio Amazonas secando tanto no Amazonas quanto no Pará, a gente percebeu isso muito fortemente nas comunidades que foram altamente impactadas, isso afeta diretamente a questão alimentar, o transporte, uma série de problemas, sem contar o tempo que leva pra recuperar”, destacou Lucineide.

Para a professora Flora Aparecida de Almeida, uma das coordenadoras pela equipe da Escola do Parque, é importante provocar nas crianças esse sentimento de pertencimento em relação ao meio ambiente.

"A ideia é provocar nos nossos alunos ainda crianças, esse sentimento de pertencimento do que eu posso contribuir com o mundo, mostrar pra eles uma visão mais abrangente de que é o planeta que está pedindo socorro, pra eles entenderem que cada atitude, cada gesto, pode fazer a diferença no sentido de contribuir, ou não, para a preservação do planeta”, justificou Flora.

A programação de hoje ainda teve debate sobre a relação das águas e as juventudes do contexto urbano de Santarém, apresentação dos alunos do 5º ano da Escola Maria das Graças Almeida com a paródia A água está escassa, além de produção de desenhos sobre assuntos abordados nos curtas-metragens apresentados durante a manhã.

Nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial das Água, a programação terá o Encontro Anual dos Embaixadores das Águas, na Escola do Parque, de 07h30 às 17h30, com palestras, oficinas e apresentação dos resultados das oficinas educomunicativas orientadas pelos professores.

O encontro anual dos embaixadores conta alunos das redes municipal e estadual, meninos e meninas já engajados no Projeto Escola D’água e que já desenvolvem o ativismo ambiental em suas comunidades.

Também haverá um encontro de professores e acadêmicos sobre o mesmo tema. “Será um dia inteiro de programação e discussão educomunicativa”, concluiu Lucineide Pinheiro.