3. Educação
  4. Prefeitura realiza pagamento do salário de janeiro já com reajuste do novo Piso Nacional
Prefeitura realiza pagamento do salário de janeiro já com reajuste do novo Piso Nacional Autor: Arte/Ccom

Ronnie Dantas
São mais de R$17 milhões a serem injetados na economia do município.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza hoje, 25, o pagamento do salário do mês de janeiro dos servidores que recebem via Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). São 3.034 servidores do grupo do magistério que já recebem o salário com o reajuste do novo Piso Nacional, que passou a ser de R$ 4.420,55.

Com isso, o valor do salário de cada profissional varia de acordo com a lotação (Efetivo ou Temporário) e carga horária (100h, 150h ou 200h).

“A ótima notícia para o servidor é a de que os profissionais do grupo do magistério, formado por diretores, vice-diretores, pedagogos e professores, já recebem o salário com o valor do novo Piso Nacional que corresponde a um reajuste de 14.95% sobre piso do ano passado”, explica Professora Maria José Maia, secretária municipal de Educação.

O investimento do pagamento desta quarta-feira injeta R$17.707.525,06 na economia da cidade.

Os servidores das demais secretarias municipais, aposentados e pensionistas irão receber no dia 30 de janeiro.

A valorização dos professores e demais profissionais da educação proporciona benefícios para os estudantes. A Prefeitura trabalha desde 2017 medidas e ações que valorizam a carreira desses profissionais e melhoram o ambiente escolar, alavancando o aprendizado.

Dezenas de escolas foram e estão sendo reformadas e ampliadas. Novas creches estão sendo construídas, fardamento escolar distribuído gratuitamente e todo mobiliário escolar foi trocado. Um total aplicado de R$ 22.317.985,37 em obras no ano passado e mais R$70.692.029,63 em obras iniciadas em 2022 e/ou sendo finalizadas e entregues em 2023.

“Vamos continuar trabalhando por uma educação de qualidade em Santarém. Estamos transformando nossas escolas e valorizando nosso servidor. Daremos o reajuste do Piso Nacional dos profissionais da educação [magistério]  já autorizado para o mês de janeiro. A contar com a nova correção nossa gestão deu cerca de 48% de reajuste, de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Sem educação não há qualidade de vida”, afirma o prefeito Nélio Aguiar.