3. Educação
  4. Prefeitura realiza II edição do Festival de Talentos da rede municipal de ensino
Prefeitura realiza II edição do Festival de Talentos da rede municipal de ensino Autor: Arquivo/Agência Santarém

Ronnie Dantas
Organizado pela Semed, evento fará parte da programação de aniversário de Santarém.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza no dia 19 de junho a segunda edição do Festival de Talentos das escolas da rede municipal de ensino. A primeira edição foi realizado no ano passado. O Festival de Talentos é aberto apenas para estudantes da rede pública municipal e estimula a juventude à educação e criação artística, levando a cultura regional e amazônica para as futuras gerações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 17 de maio a 07 de junho, por meio do e-mail (festivaldetalentossemedstm@gmail.com).

“A nossa expectativa é muito grande para que tenhamos um número bem maior de participantes das regiões de rios, planalto e, também, da área urbana. Já estamos com quase tudo organizado e nos preparando para fazermos um grande festival”, informou Monique Paixão, da coordenação.

De acordo com o artigo 4º, do edital, os interessados poderão se inscrever em uma das duas modalidades: cantor (a) ou instrumentista. Na modalidade cantor/cantora serão 17 selecionados, sendo um de cada subregião, com estilo musical livre; já na modalidade instrumentista serão três selecionados, também no estilo livre.

Da Escola Frei Miguel Kellet, Ariel Leone foi o 1º lugar na categoria instrumentista.

Cada escola poderá inscrever até dois candidatos na modalidade cantor/cantora e um na modalidade instrumentista. Elas terão a responsabilidade de fazer o processo de seleção dos dois candidatos para inscrição no festival. Os concorrentes previamente selecionados passarão por uma triagem feita pela organização. A ideia é que a vaga seja disputada entre os inscritos da mesma sub-região, assim a coordenação espera contar com 17 participantes, um de cada sub-região.

Já os três concorrentes instrumentistas serão escolhidos dentre todos os inscritos para a mesma modalidade.

Débora Sarmento, da Escola São Pedro, no Arapiuns: 1º lugar na categoria cantora/intérprete.

O período da triagem feita pela coordenação será de 8 a 11 de junho de 2023. O Corpo de Jurados, composto por três membros, terá a responsabilidade de avaliar a afinação, interpretação, dicção e postura de palco (modalidade canção); na modalidade instrumental, serão avaliados: domínio do instrumento, afinação e interpretação.

De acordo com a assessora de ensino da Semed e coordenadora do Festival, Jessica Ninas, um dos objetivos é incentivar a produção cultural no município.

Premiação

A premiação dos vencedores do II Festival de Talentos das Escolas Municipais de Santarém nas duas modalidades será a seguinte:

1º lugar troféu e premiação

2º Lugar troféu e premiação