3. Educação
  4. Prefeitura realiza I Encontro com Agentes Operacionais de Conservação
Prefeitura realiza I Encontro com Agentes Operacionais de Conservação Autor: Agência Santarém

Prefeitura realiza I Encontro com Agentes Operacionais de Conservação

Samuel Alvarenga
As servidoras e servidores do núcleo Urbano de Santarém tiveram uma manhã diferente, de motivação e formação.

Por Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na manhã deste sábado (6) o I encontro com Agentes Operacionais de Conservação, popularmente conhecidos como serventes.

O auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy reuniu cerca de 200 do total de 283 profissionais, que atuam área urbana para um sábado diferente, com uma programação que incluiu palestra jurídica, palestra motivacional e institucional e formação.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, do assessor da região urbana, João Magalhães e equipe do GN10, e palestrantes convidados: Dr. Cristiano Mota, assessor jurídico da Semed, Vanda Maia, coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) e Crizolita Paratinga, do GN 10.

Esse primeiro encontro realizado pela Semed com esses profissionais da região urbana também já foi ministrado para as demais regiões (rios e planalto).

O educador alimentar Valdenir dos Santos Araújo, da Escola Joaquim Cavalcante Maia, citou a importância do evento.

"Pra mim é muito importante porque tenho 27 anos de prefeitura e esse é o primeiro encontro que participo e pra quem gosta do trabalho é muito importante. Agora, pra quem não dá valor à sua profissão às  vezes não leva a sério. Então eu acho que vale muito a pena, tá sendo bem dialogado, bem trabalhado, a equipe está de parabéns".

Para Rosilaine Alves Saraiva, que atua na Escola Haroldo Veloso o encontro vai motivar ainda mais a todos.

"Momento muito importante na nossa vida como educadora alimentar, porque nunca tivemos um momento só nosso, só escola, escola, escola, a gente não tem esse tempo pra nós, pessoalmente, e esses momentos de motivação, de formação, vão motivar ainda mais nosso trabalho”, frisou.

O advogado, Cristiano Motta, assessor jurídico da Semed, foi convidado para conversar com os educadores alimentares sobre Atribuições de acordo com Regimento Escolar e Referências. Ele comentou sobre a ação.

"Esse encontro é necessário para que a gente dê aos nossos servidores a valorização. Acima de tudo, viemos conversar com eles sobre seus direitos, mas, também, sobre seus deveres, em contraponto, mas principalmente, valorizá-los, dizer que eles são parte importantíssima dessa engrenagem que é a educação”, pontuou.

A coordenadora do NAE, Vanda Maia, ressaltou a importância desses profissionais no contexto da alimentação escolar. Ela abordou sobre A Importância do papel da Educadora Alimentar nas Ações de Educação Alimentar e Nutricional, conforme diretriz da EAN/PNAE.

"Dentro do contexto da alimentação escolar, nós temos os atores que são envolvidos nesse processo e o grupo dos servidores de apoio, dos manipuladores de alimentos, dos educadores alimentares, fundamentais nesse relacionamento da alimentação escolar com o aluno. Logo, as ações de educação alimentar e nutricional estão diretamente vinculadas ao papel do educador alimentar quando ele recebe, prepara e serve esse alimento com amor, com carinho, quando ele se preocupa em ofertar um alimento de qualidade e seguro pra esse aluno, ou seja, a partir da alimentação, um aluno bem alimentado, certamente vai melhorar a questão aprendizado”, salientou Vanda.

O encontro também contou com um momento laboral. O professor Alex Jaty agitou os presentes com alongamentos e exercícios, segundo ele, essenciais para o bom desempenho em qualquer atividade.

Professora Crizolita Paranatinga, da equipe GN 10 foi a responsável pela palestra ‘motivação’.

Presente na abertura do encontro, a secretária de Educação, Maria José Maia, deixou uma mensagem aos profissionais que cuidam da alimentação escolar dos alunos.

"A escola é como se fosse uma grande máquina onde várias funções são ocupadas para poder trabalhar uma melhor educação. Hoje, fazendo essa atividade diferenciada com nossas servidoras e servidores de apoio, porque sabemos da importância de cada uma delas e deles nas atividades do dia a dia da escola. Areditamos que a gente precisa do trabalho de cada um, da junção de esforços de todos os servidores da escola para que tenhamos uma educação cada vez melhor e de qualidade. Esse momento de reflexão, de aprendizagem faz com que a gente possa refletir sobre o nosso papel no dia a dia da escola para torná-la mais atrativa e aconchegante para os nossos alunos".