1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura publica edital de Processo Eleitoral Especial Indígena para escolas do Baixo Tapajós
Prefeitura publica edital de Processo Eleitoral Especial Indígena para escolas do Baixo Tapajós Autor: Desconhecido

Prefeitura publica edital de Processo Eleitoral Especial Indígena para escolas do Baixo Tapajós

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
A escolha de Diretores e Vices será por meio de aclamação

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou nesta terça-feira (15), o edital de Processo Eleitoral Especial Indígena para escolha dos Diretores e Vice-Diretores para as instituições escolares indígenas do Baixo Tapajós, vinculadas a Rede Pública de Ensino do Município de Santarém.

 

 

 

“Considerando o direito a uma educação escolar diferenciada para povos indígenas, assegurado pela Constituição Federal do Brasil de 1988; pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada no Brasil por meio de Decreto n.o 5.051/2004; pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 da Organização das Nações Unidas (ONU); pela Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas de 2007; pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); entre outros, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), comunica que estão abertas as inscrições para o Processo Eleitoral Especial Indígena, para escolha de Diretores e Vice-Diretores das instituições escolares indígenas do Baixo Tapajós da Rede Pública de Ensino do Município de Santarém”.

 

De acordo com o edital, a escolha dos Diretores e Coordenadores será por meio de eleição por aclamação com participação da comunidade escolar, através de indicação pelas lideranças e a comunidade indígena da região, beneficiada pelas instituições escolares no item 1.1, mediante Carta de Anuência e Declaração de Pertencimento e Conhecimento, ambas expedidas por organização ou comunidade indígena reconhecida e inscrição no censo indígena.

 

Os interessados em candidatar-se, deverão preencher os critérios exigidos, conhecer e cumprir o estabelecido nas normativas legais consideradas, além das disposições trazidas no edital.

 

Ainda conforme o edital, será garantida a participação e/ou voto aos alunos indígenas e não-indígenas, pais dos alunos indígenas e não-indígenas, desde que os filhos destes últimos estejam matriculados na referida Instituição de Ensino.

 

Poderão votar também, os membros da comunidade escolar lotados na unidade de ensino, as lideranças e membros das famílias indígenas que constem no Censo e residam e participam ativamente na Aldeia ou Comunidade.

 

Também será permitida a reeleição dos Gestores uma única vez por igual período.

“Aplicar-se-á subsidiariamente e no que couber aos procedimentos de escolha dos Gestores previstos neste Edital, as disposições de regras e princípios previstas na Lei Municipal no 17.866/2004”.

 

As inscrições serão realizadas de 18 a 22 de fevereiro de 2022, nas unidades escolares indígenas Polo da concorrência eleitoral do candidato, a ser entregue ao representante da Comissão Eleitoral Local. As chapas inscritas deverão ser encaminhadas a Comissão Eleitoral Central até o dia 24 de fevereiro de 2022.

Os documentos necessários que deverão ser apresentados no ato de inscrição das chapas estão descritos no ítem 3.3 do edital.

 

O processo eleitoral dos diretores de escola e coordenadores de Unidades Infantis das instituições escolares indígenas será coordenado pela Comissão Eleitoral Central.

 

Confira os detalhes no edital:

 

https://transparencia.santarem.pa.gov.br/portal/documentos/edital-no-001-de-15-de-fevereiro-de-2022-processo-eleitoral-especial-indigena-semed-620be8bd62db4

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.