3. Educação
  4. Prefeitura investe no transporte escolar e entrega mais oito novos ônibus para escolas da rede municipal
Prefeitura investe no transporte escolar e entrega mais oito novos ônibus para escolas da rede municipal Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O investimento atual é superior a R$ 5 milhões.

Nessa quinta-feira, 10, o prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, realizou a entrega oficial de oito ônibus escolares aquiridos através de parceria com o Governo Federal por meio do programa Caminhos da Escola. Um investimento de R$ 5.260.000,00.

Mais oito ônibus fortalecem a frota escolar. Já são 38 adquiridos pela gestão, desde 2017.

O ato de entrega foi acompanhado pelos vereadores Alba Leal, Erasmo Maia, Elielton Lira, Aguinaldo Promissória e Alexandre Maduro, os secretários Josilene Pinto (Finanças), Emir Aguiar (Governo) e Paulo Jesus (Administração), além de gestores e convidados.

Na verdade, são 12 novos ônibus, porém, devido a necessidade do transporte em algumas comunidades 4 deles já foram enviados antecipadamente. São oito ônibus rurais e quatro micro-ônibus traçados (4x4), todos equipados com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), o assento desce até o passageiro para levá-lo ao veículo. Ao voltar para dentro do ônibus, o passageiro fica posicionado exatamente como os demais. Por isso é chamado de ônibus inclusivo.

São oito ônibus rurais e quatro micro-ônibus traçados (4x4), todos equipados com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).

A secretária de Educação, Maria José Maia, explicou que, alguns ônibus, devido o tempo de uso, já estão bastante danificados, esses serão substituídos por novos veículos.

"Graças a Deus nossos alunos estão sendo bem cuidados pelo governo, sabemos o quão importante é o transporte escolar pra amenizar a distância. Nós estamos em um município com área continental e temos alunos que moram distante da escola 15, 20 quilômetros e esses ônibus vão ajudar de sobremaneira. Temos hoje 56 ônibus na nossa frota atendendo a região de planalto bem como as cinco regiões ribeirinhas, possibilitando não só o atendimento ao ensino fundamental, mas também ao ensino médio, que é proporcionado pela rede estadual”, concluiu.

A titular da pasta da educação explicou ainda que a Prefeitura, por meio da Semed, possui um convênio com o Governo do Estado que proporciona o transporte dos alunos do ensino médio.

O prefeito Nélio Aguiar destacou que o transporte escolar é uma política importante do governo municipal.

Nélio Aguiar: "Ônibus novos representa investimento e economia com veículos terceirizados".

"Estamos investindo na nossa frota escolar. Com esses 12 novos ônibus, onde investimos mais de R$ 5 milhões, já são 38 ônibus adquiridos pelo nosso governo, e tudo é investimento, pois a cada ônibus novo que a gente coloca excluímos um ônibus da linha terceirizada e os ônibus novos são colocados nas linhas mais longas e mais distantes que têm um custo de terceirização maior e com isso reduzimos a despesa com a terceirizada e economizamos recurso público nesse setor pra investir em outros, esse é o modelo de gestão que fazemos na Prefeitura, com muita responsabilidade e muito compromisso com a educação".

Confira as escolas contempladas com ônibus e micro-ônibus novos

Escola Alacid Nunes – Aracuri/Lago Grande – ônibus

Escola São João – Tipizal/Curua-Una – ônibus

Escola São Jorge – Com. São Jorge/Curua-Uma – ônibus

Escola São Sebastião – Carariacá/Arapixuna – micro-ônibus

Confira as escolas cuja frota antiga será substituída por ônibus e micro-ônibus novos

Escolas Anízia Galúcio e Ambrosio Caetano Correa – Inanu/Lago Grande – (mesma frota) ônibus

Escola Nossa Senhora do Carmo – Com. Karuci/Arapiuns – ônibus

Escola Raimunda de Lima Nogueira – Com. Piraquara/Lago Grande – ônibus

Escola Nossa Senhora das Graças – Com. Solimões/Tapajós – micro-ônibus

Ônibus adquiridos pela Prefeitura

Desde 2017, a Prefeitura já adquiriu 38 ônibus para a frota escolar, que atualmente conta com 56 veículos.

26 ônibus (18 em 2019 e 8 em 2023).

14 micro ônibus (10 em 2019 e 4 em 2023)

Mais 2 micro-ônibus doados pelo Governo do Estado em 2021, totalizando 38 veículos.