3. Educação
  4. Prefeitura inaugura primeiro Centro de Educação Infantil na comunidade São José, no planalto santareno
Prefeitura inaugura primeiro Centro de Educação Infantil na comunidade São José, no planalto santareno Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Cemei Profª Maria Inês dos Santos Cavalcante atenderá, inicialmente, 120 crianças de 2 a 5 anos

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, inaugurou na tarde desta terça-feira (14) o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil da comunidade São José, no planalto santareno. O Cemei Profª Maria Inês dos Santos Cavalcante (antiga Umei São José), foi implantada em 15 de junho de 2016 em casa alugada, e acaba de ganhar um moderno e espaçoso prédio próprio.

O Cemei é uma construção de creche Tipo B, com 9 Salas de aula, climatizadas, espaço administrativo com secretaria, sala dos professores, diretoria, espaço de serviço com cozinha, depósito, despensa e jardim sensorial. Um investimento de R$3.685.651,19

Esse ano, a unidade completa 7 anos de fundação. Conta com lotação atual de 16 funcionários entre professores, serventes, vigias, administrativos e estagiárias. Por enquanto, atenderá 121 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos em período parcial e integral, mas em breve abrirá vagas também para crianças do berçario.

A Coordenadora Jack Cicléia Siebra de Souza confirmou a informação. Segundo ela, já há duas turmas fechadas para o berçário, que atende crianças a partir de 1 ano de idade.

“Pra quem tava em prédio alugado e hoje recebe uma unidade dessa, é só gratidão, gratidão ao nosso prefeito, à nossa secretária, por esse olhar para com a educação infantil e com certeza a nossa expectativa aumenta para o próximo ano, algumas maes já estão aguardando o berçario, temos já duas turmas fechadas e ano que vem com certeza haverá muita procura”,  frizou a coordenadora.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva parabenizou a comunidade pela conquista e fez questão de destacar o nome da professora Maria Inês dos Santos, que dá nome ao Cemei.

“Eu não posso deixar de mencionar o grande orgulho que temos hoje de ter o nome da D. Inês (era assim que a chamava) nessa Unidade, era uma professora que, se todos os nossos servidores cultivarem aqui pelo menos uma parte do que era e o que foi essa mulher tenho certeza que nossos alunos receberão uma boa educação, uma educação de qualidade”, pontuou a Secretária.

Com a inauguração do Cemei Profª Maria Inês dos Santos, o prefeito Nélio chegou à marca de 16 Unidades de educação infantil entregues em 2023. Se somadas a outras obras no campo da educação o numero chega a 45 obras entregues no ano.

“Isso é uma revolução que estamos fazendo na educação de Santarém. Investir em educação é construir o futuro. Nossas crianças recebem o apredizado em espaços adequados, com conforto e profissionais capacitados. A alimentação escolar não falta e o transporte também. Tudo isso para facilitar o apredizado de nossos estudantes e garantir uma geração de bons cidadãos qualificados profissionalmente. Essa inaguração é um passo importante no fortalecimento da educação e no cuidado com as nossas crianças. Essa creche representa mais do que paredes e salas de aula; ela é um símbolo do nosso compromisso em proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e propício ao aprendizado para as crianças santarenas. Sabemos que investir na educação desde os primeiros anos de vida é construir alicerces sólidos para o futuro da nossa comunidade. Agradeço a todos que contribuíram para a concretização desse projeto, desde a comunidade que aguardava ansiosamente por esse espaço até as equipes dedicadas que trabalharam incansavelmente para tornar essa creche uma realidade. Juntos, estamos investindo no presente e no futuro das nossas crianças. Que esta creche seja um ambiente de crescimento, aprendizado e felicidade para todas as crianças de São José. Estamos construindo um futuro melhor, e a educação é a chave desse progresso. Agradeço a confiança de todos, e que esta creche seja um espaço de transformação e construção de sonhos para as nossas crianças", disse o prefeito Nélio Aguiar.

Instigado pelo vereador Erasmo Maia sobre uma possivel escola municipal na comunidade (único educandário existente é o Colégio São José, ligado à Igreja católica e administrado pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição) o prefeito respondeu o seguinte.

“É só vocês decidirem, eu não quero tomar essa decisão sozinho, reúnam, discutam e levem pra mim o projeto pra eu só bater o martelo, se a comunidade decidir e a gente agilizar eu acho que ainda dá pra entregar (a escola) até o final do meu mandado”, disse o prefeito.

Sobre a patrona do Cemei

A UMEI Sâo José passa a se chamar Cemei Prof. Maria Inês dos Santos Cavalcante.

Maria Inês dos Santos Cavalcante nasceu no dia 21 de janeiro de 1932, na comunidade do Cipoal onde viveu até 5 anos. Morou ainda em Belterra, comunidade das Lavras e na comunidade São José.

Trabalhou na Escola São José por muito tempo. Foi Professora por 40 anos e se aposentou com 69 anos. Prof. Maria Inês faleceu dia 6 de novembro de 2013, com 81 anos, em decorrência de acidente grave na BR 163.