3. Educação
  4. No Maicá, Prefeitura entrega o Centro de Educação Infantil Vereador José Simão dos Reis
No Maicá, Prefeitura entrega o Centro de Educação Infantil Vereador José Simão dos Reis Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Quase 300 crianças serão beneficiadas.

As entregas na área da educação não param. Na quarta-feira, 2, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram no bairro Maicá, zona leste de Santarém, inaugurando mais um equipamento da educação: o Centro Municipal de Educação Infantil Vereador José Simão dos Reis, localizado na Rua Cidroneo Bezerra.

Cemei José Simão dos Reis: estrutura padrão para as crianças do Maicá e adjacências.

A então Unidade de Educação Infantil (Umei), inaugurada no dia 19 de junho de 2018, e tendo iniciado as atividades em casa alugada, atendendo a 64 crianças, transformou-se em um belo Centro de Educação Infantil, uma creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 01 e 02, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground. A área total é de 1.323,58 m², que recebeu investimento de R$ 3.341.655,62.

O agora Cemei Vereador José Simão dos Reis atende crianças desde o berçário II até o pré-escolar, nos turnos matutino e vespertino, com turmas parciais e integrais, totalizando aproximadamente 278 crianças, dispondo ainda de um cadastro de reserva com estimativa de atendimento de 300 crianças para o ano letivo de 2024.

Para a coordenadora, Marta Martins, a nova e moderna estrutura vai melhorar o que já era feito com qualidade.

"Nós já tínhamos um trabalho muito eficiente em relação ao atendimento das crianças, mas essa nova estrutura vem pra melhorar 100% tudo o que a gente já vinha fazendo, pois uma estrutura igual a essa nos dá a oportunidade de poder desenvolver tudo aquilo que a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] nos pede enquanto educação infantil, os direitos das nossas crianças, trabalhar com eles os campos de experiências e nossas professoras estão empenhadas nisso, em fazer acontecer uma educação cada vez mais de qualidade", salientou Marta.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, ressaltou que as aulas do segundo semestre letivo para as crianças do Cemei já iniciam no novo prédio.

"Vamos iniciar, oficialmente, aqui no Cemei José Simão dos Reis o segundo semestre letivo e, em dezembro teremos uma educação de eficácia para todas as crianças da comunidade. Sabemos que a educação infantil é base, é alicerce e se for feita de forma responsável nossos alunos terão uma base sólida para a vida futura, daí a importância dessa primeira fase da educação”, completou a titular da pasta da Educação.

O prefeito Nélio Aguiar destacou, mais uma vez, a preocupação do governo em governar para todos.

“Pra nós é gratificante ver esses avanços nos bairros mais afastados do centro de Santarém, como é o caso do Maicá. São bairros que por muitos anos foram historicamente esquecidos, abandonados, não havia projeto de creche, não tinha projeto de asfalto, não havia planejamento pensando nesses moradores, nosso governo não, nosso governo procura governar para todos, o que está acontecendo hoje aqui no Maicá, também, está ocorrendo em vários bairros, em várias comunidades, começamos do zero como aqui, com uma casa alugada e não nos demos por satisfeitos, construímos uma creche, com mais espaço, mais conforto, um investimento que supera os R$ 3 milhões e assim a gente têm comemorado juntos muitas conquistas para nossa população".

Mais educação para Santarém

O Cemei Vereador José Simão dos Reis foi a 10ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano (contando com a Umei Esperança, em janeiro) de um total de 13 creches programadas. Quase R$ 40 milhões de reais estão sendo investidos só na educação infantil  (R$ 39.231.902,20)

Somente na educação, já são 39 obras entregues em 2023.

Acompanharam a comitiva a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistencia Social, Celsa Brito, o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Alba Leal, Alexandre Maduro, Erlon Rocha, Erasmo Maia, Elielton Lira, Angelo Tapajós e Didi Feleol, os secretários Emir Aguiar (Semg), Josilene Pinto (Finanças), Alberto Portela (SMT), Ronan Liberal Jr (Semdec), Chefe de Gabinete Paulo Jesus, Ezequiel Aquino (Administração).