3. Educação
  4. Sonho de 40 anos: Santarenzinho ganha Centro de Educação Infantil
Sonho de 40 anos: Santarenzinho ganha Centro de Educação Infantil Autor: Agência Santarém

Sonho de 40 anos: Santarenzinho ganha Centro de Educação Infantil

Ronnie Dantas
Já são 11 unidades entregues em pouco mais de dois meses pela Prefeitura.

Um sonho que começou em 1983 com o Projeto Casulo acaba de se tornar realidade 40 anos depois. Na quarta-feira, 2, o prefeito Nélio Aguiar inaugurou a mais nova creche do município, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Luzia Reis, no bairro Santarenzinho. A moderna estrutura é uma creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 01 e 02, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground. Área total de 1.323,58 m², com investimento de R$ 3.420.143,45.

Após 40 anos, Santarenzinho tem estrutura padrão em moderno Centro de Educação Infantil.

De casa nova, o espaço, que hoje atende 257 de 2 a 5 anos, com turmas integrais e parciais, chegou a funcionar em um barracão, sob responsabilidade da Semtras. os recursos eram precários. A inauguração do prédio alugado com o nome de Creche do Santarenzinho e com atendimento a 100 crianças só ocorreu em 1990. Nove anos depois, a responsabilidade passou para a Semed.

A coordenadora Ana Sília Silva ressaltou o tempo de espera.

"Esse é um momento de muita gratidão, gratidão primeiramente à Deus, depois ao prefeito, como eu falei há pouco, foi o único prefeito que durante esses 40 anos em espaço alugado, assumiu o compromisso e cumpriu com sua palavra para construir o Cemei, então, hoje é momento de felicidade, de alegria por termos um espaço adequado para receber tanto nossos servidores e, principalmente, nossas crianças e suas famílias, a gente já desenvolve um trabalho muito bom e agora vai ser melhor", destacou a coordenadora.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, lembrou que durante os dois meses de programação alusiva ao aniversário de Santarém, oito unidades de educação foram entregues pela gestão. Somando-se as três entregues nesta quarta já são 11 unidades inauguradas em pouco mais de 2 meses.

"Durante a programação de aniversário tivemos a oportunidade de entregar os Cemeis de Boa Esperança, do Mararu, do Jaderlandia, Maicá, Salvação, Esperança (o primeiro), Prainha, Alvorada, Diamantino, Liberdade e agora aqui no Santarenzinho. Todos esses bairros receberam novas unidades e no próximo dia 10 de agosto vamos entregar a unidade da Área Verde e dia 18 a ‘mansão’ do Curuai [Lago Grande], a primeira da região de rios, e ainda temos em construção as unidades do Ipanema, Jutaí e Sao José ou seja, temos ainda cinco unidades de educação infantil a serem entregues, entao isso é sim motivo para festejar as muitas conquistas da educação”, afirmou Maia da Silva.

O prefeito Nélio Aguiar enumerou os obras e mudanças feitas pela governo durante sua gestão.

"Nosso governo tem sido presente aqui na grande área do Santarenzinho, já reformamos o CRAS, a UBS está sendo reformada, fizemos investimentos em drenagem, pavimentação e asfalto, estamos entregando uma belíssima creche, tenho certeza que vocês que estão aqui no dia a dia percebram a grande mudança, a grande trasformação do bairro Santarenzinho e toda essa grande área, o que era antes do Nélio e como está hoje com o governo Nélio, compare o que era em 2016 com a realidade de hoje, 2023, claro que ainda nÃo fizemos tudo, mas já fizemos muita coisa, já melhorou muito e a gente fica feliz por nosso governo está governando por toda Santarem, por toda parte tem obra da nossa gestão", pontuou o gestor.

Acompanharam a comitiva a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Alba Leal, Alexandre Maduro, Erasmo Maia e Didi Feleol, os secretários Emir Aguiar (Semg), Josilene Pinto (Finanças), Ezequiel Aquino (Administração), o chefe de Gabinete Paulo Jesus e José Maria Lira (TTS).

Sobre o nome do Cemei

No dia 27 de junho de 2023, por meio de Projeto de Lei do vereador Alexandre Maduro, foi aprovado - e sancionado pelo prefeito Nélio durante cerimônia de entrega -  a mudança no nome da unidade, de Umei Santarenzinho para Cemei Professora Luzia Reis. Nome proposto pelos servidores da instituição, pois foi uma pessoa que muito contribuiu para a educação em Santarém e toda região. A  educadora faleceu em 2021, mas seu legado foi eternizado e jamais esquecido.

Mais educação para Santarém

O Cemei Luzia Reis foi a 11ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão. São quase R$ 40 milhões de reais sendo investidos só na educação infantil (R$ 39.231.902,20).

Já são 40 obras entregues esse ano, somente na área da educação.