3. Educação
  4. Prefeitura entrega quadra coberta à escola do bairro Livramento
Prefeitura entrega quadra coberta à escola do bairro Livramento Autor: Agência Santarém

Prefeitura entrega quadra coberta à escola do bairro Livramento

Ronnie Dantas
Mais de mil alunos serão beneficiados com o novo equipamento entregue na tarde desta quinta-feira, 26

Em cerimônia ocorrida no final da tarde desta quinta-feira (26) o Prefeito Nélio Aguiar entregou a quadra coberta da Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida, situada à Av. Barão de São Nicolau, no bairro Livramento.

Além do prefeito Nélio e Secretária de Educação Maria José Maia, prestigiaram a cerimonia os vereadores Elielton Lira e Ângelo Tapajós, os Secretários de Governo Emir Aguiar, Alberto Portela, João Paiva, Ezequie Aquino e Núbia Oliveira e a Presidente da Associação de Moradores do Livramento e ex-gestora da escola, Maria Conceição Vieira.

Fundado em 5 de agosto de 1974 o educandário que atende 1.013 alunos nos níveis e modalidades de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental, Regular e Fundamental EJA (completa 50 anos em 2024) recebeu da gestão Nélio Aguiar uma quadra coberta equipada com vestiários e depósito. Um investimento de R$ 703.067,24 (setecentos e três mil, sessenta e sete reais e vinte e quatro centavos).

O equipamento era uma luta antiga da escola. A gestora da escola, professora Vanice Serrão Rebelo agradeceu a conquista da tão almejada quadra.

“Gratidão a todos os envolvidos na construção desta quadra, acreditamos que a mesma garantirá momentos de aprendizado, lazer, recreação, socialização e práticas de atividades esportivas, por tudo isso o nosso muito obrigada”.

A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva lembrou que a quadra foi construída ainda em 2022 juntamente com outras nove que já foram entregues.

“Isso aqui é um sonho de muitas escolas, como esta nós entregamos outras nove no ano passado, nesse espaço, além da prática da educação física, a senhora (diretora) terá também todo conforto para atividades sócios-culturais ao longo do ano letivo, é um espaço que a comunidade, juntamente com a escola, vai poder aproveitar da melhor forma possível nas programações sociais, então, estão todos de parabéns, comunidade e escola poderão usufruir de mais este equipamento”, disse a gestora da educação.

O Prefeito Nélio destacou os prêmios já recebidos pela atual gestão, o último recebido ontem e, Belém, o selo Diamante em transparência.

“A nossa gestão é uma gestão premiada, nós já recebemos quatro prêmios do Sebrae como Prefeito Empreendedor, nós já recebemos por duas vezes o premio internacional Migra Cidades, esse pelo acolhimento que fizemos com os indígenas venezuelanos Warao e pela forma como nós os acolhemos nós recebemos referencia no livro da ONU pela ACNUR, recebemos o Selo Unicef, pela primeira vez o município recebeu esse selo pela forma como a gente cuida das nossas crianças, recebemos também o premio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, já recebemos quatro vezes o Premio Nacional de Educação Fiscal, o último com a escola do Perema (Rosilda Wanghon), entre outros, de forma que Santarém hoje é conhecida nacional e internacionalmente pela seriedade com que fazemos a nossa gestão e eu resolvi falar de prêmios porque ontem recebemos mais um premio importante, a certificação do Programa Nacional de Transparência Pública através da avaliação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará  e da Atricon, a classificação pelo selo Diamante em transparência. Parabéns a todos, quem mais ganha é a população de Santarém”.

Entrega de novos uniformes escolares

Também hoje, por ocasião da entrega da quadra da escola o Prefeito Nélio e a Secretária de Educação Maria José Maia fizeram a entrega simbólica de fardamentos para alunos de cinco escolas da rede municipal, as escolas Maria de Lourdes, São José Operário, Magalhães Barata e Hilda Mota e a Unidade de Educação Infantil (Umei) Ubirajara Bentes.

Nos próximos dias todas as escolas da rede municipal, Umeis e Cemeis receberão novos uniformes para esse ano.

Mais obras entregues

Já são 10 as obras inauguradas esse ano pela gestão só no campo da Educação, incluindo o equipamento facial cuja demonstração ocorreu na última sexta (20) e que fará parte do Sistema de Gestão Escolar da Semed a partir desse ano.

Já foram entregues:

• Ginásio da Escolas N. Sra. do Perpétuo Socorro/Cucurunã
  • Ginásio da escola João Bianor/Maicá
  • Umei Esperança, bairro da Esperança
  • Escola N. Sra do Perpétuo Socorro/Com. Santa Cruz
  • Escola Cristo Rei/Com. Cristo Rei
  • Escola São Marcos/Com. Secretaria
  • Escola São João/Tipizal
  • Escola Francisco Pereira Chaves/Boa Esperança
  • Quadra Coberta Escola Maria de Lourdes Almeida/Livramento

Os investimentos nessas obras já somam R$ 9.261.542,73.