3. Educação
  4. Prefeitura resolve demanda histórica e entrega nova Unidade de Educação Infantil para o bairro da Esperança
Prefeitura resolve demanda histórica e entrega nova Unidade de Educação Infantil para o bairro da Esperança Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Crianças eram atendidas há quase 30 anos em um espaço improvisado

Muita festa e emoção marcaram o ato de entrega do novo prédio da Unidade Municipal de Educaçäo Infantil do bairro da Esperança. Ao entregar o equipamento à comunidade, o prefeito Nélio Aguiar resolve uma demanda histórica de quase 30 anos, já que as crianças eram atendidas em espaços alugados.

A UMEI localizada na Travessa Santo Antônio passa a funcionar em um moderno prédio próprio, para atender, a partir deste ano cerca de 170 crianças  a partir de 1 ano e 2 meses a 1 ano e 11 meses, Berçário I e II,  Maternal I e Maternal II e Pré-escolar I e II.

O novo prédio do tipo C conta com bloco administrativo; bloco de serviço, incluindo lactário; bloco com quatro salas de aula, incluindo berçário; sala multiuso; playground e área coberta. Trata-se de um investimento de R$ 2.001.957,04 feito pelo governo municipal.

“Agradeço ao prefeito Nélio por esse olhar sensível, a educação infantil ganhou visibilidade no seu governo, obrigada pela parceria, estamos juntos nessa jornada, crescendo profissionalmente e pessoalmente, temos agora um ambiente educativo, digno do compromisso que todos vocês têm com a educação oferecida às nossas crianças”, disse a coordenadora da Umei, Graça Ximenes.

A exemplo do que fez nas outras duas cerimônias de entrega, nos primeiros dias deste ano, a secretária de Educação, Maria José Maia, apresentou uma breve retrospectiva das obras entregues pela gestão em 2022 e no início deste ano.

“Em 2022 reformamos e ampliamos sete Umeis, Umei Interventoria, Umei Aeroporto Velho, Umei Urumari, Umei Ubaldo Correa,  Umei Ubirajara Bentes, Umei Floresta e Umei Rosilda Campos. Nós temos como essa aqui [Esperança] outras 11 em fase de finalização, tem creche sendo construída na Boa Esperança, no Mararu, no Lago Grande, no Salvação, inclusive o primeiro prédio público que o Residencial Salvação terá é uma Unidade de Educação Infantil e acredito que dentro de mais ou menos três meses, estaremos inaugurando essas outras 11 creches com esse mesmo padrão daqui. Isso merece muitos aplausos porque eu nunca vi tamanha transformação, sobretudo na educação infantil”, disse a gestora.

Ainda de acordo com a secretária, das 42 unidades em funcionamento no município apenas sete continuam em prédios alugados. Destas, duas já estão com terrenos desapropriados para construção de prédios próprios. Além disso, o prefeito Nélio Aguiar também já autorizou na última terça-feira (03), a implantação de mais uma creche na comunidade Cucurunã, no região do Eixo Forte.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que os trabalhos não devem parar com a entrega da Umei, outras obras serão construídas e entregues pela gestão no bairro da Esperança.

“O trabalho não para, as nossas ações aqui no bairro da Esperança não encerram por aqui, o projeto da escola [Helena Lisboa] já está pronto para ser licitado, vamos reformar e ampliar a escola e fazer uma quadra coberta que é para deixar aqui no bairro um alto nível de educação. A gente governa com compromisso, com seriedade, porque cada decisão impacta na vida das pessoas e a gente tem procurado governar com esse compromisso para transformar positivamente a vida das pessoas, transformar a educação no município de Santarém", destacou  Nélio.

Ao final dos pronunciamentos, a emoção tomou conta de todos quando a pequena Melissa Correa, de 5 anos, aluna da Umei Diamantino interpretou a música “Um novo dia virá”, de Rayne Almeida.

Mais creches para Santarém

A Umei Esperança é a primeira de uma série de 12 novas creches que serão entregues ao longo desse primeiro semestre, todas com obras já em andamento. São elas: Diamantino; Liberdade; Santarenzinho; Maicá; Salvação; Jaderlandia; Mararu; Prainha;  Boa Esperança (Planalto); São José (Planalto) e Curuai (Lago Grande). Para isso, estão sendo investidos quase R$ 40 milhões (R$ 39.231.902,20).

Prestigiaram a cerimônia de entrega da Umei Esperança o deputado federal eleito Henderson Pinto, os vereadores Josafá Gonçalves, Ronan Liberal Jr., Erasmo Maia e Andreo Rasera, os secretários: Emir Aguiar (Governo), Alberto Portela (Administraçäo), Alaércio Cardoso (Turismo), Josilene Pinto (Finanças), Ezequiel Aquino (Juventude, Esporte e Lazer), João Paiva (Meio Ambiente), Bruno Costa (Agricultura e Pesca) e Vânia Portela (Habitação e Regularização Fundiária), além de lideranças comunitárias como o presidente do bairro da Esperança Raul de Jesus, o presidente do bairro Diamantino, Ray Silva, e Silvia Elis, da Semap.

Veja mais fotos da inauguração e da nova UMEI do bairro da Esperança.