3. Educação
  4. No Tipizal, Prefeitura entrega escola reformada e ampliada
No Tipizal, Prefeitura entrega escola reformada e ampliada Autor: Agência Santarém

No Tipizal, Prefeitura entrega escola reformada e ampliada

Ronnie Dantas
Escola Municipal São João recebeu investimentos da Prefeitura de mais de R$ 700 mil.

A educação continua recebendo atenção especial da Prefeitura de Santarém. Nesta quinta-feira (19), a comitiva do prefeito Nélio Aguiar esteve na comunidade Tipizal para a entrega da escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São João. O educandário, localizado no km 24 da Rodovia Santarém Curuá-Una, atende 174 alunos do Pré I ao 9º ano. Ele foi ampliado no bloco administrativo com sala do AEE, secretaria, diretoria e sala dos professores, além de reforma geral do prédio. O investimento total foi de R$ 704.889,75.

Representações politicas e comunitárias prestigiaram a cerimonia, entre elas o deputado Estadual José Maria Tapajós, o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Alexandre Maduro, os vereadores Erasmo Maia, Junior Tapajós e Andreo Rasera e os secretários Celsa Brito (Trabalho e Assisência Social), Emir Aguiar (Governo), Ezequiel Aquino (Juventude, Esporte e Lazer) e Bruno Costa (Agricultura e Pesca). A comunidade esteve representada pelo presidente do Centro Comunitário, José dos Santos, e pela professora Diolene Cavalcante, chamada para representar a presidente da Associação de Produtores Rurais do Tipizal, Maria do Caro Vale de Sousa, que não pôde comparecer.

Em 58 anos de atividades, essa é apenas a segunda reforma da escola. Fundada em 1964, foi ampliada em 1982 e em meados de 2015 passou por uma pequena reforma. São João foi a quarta escola reformada e ampliada e a sétima obra inaugurada pela gestão em 19 dias do ano de 2023.

"Não é apenas uma bela obra de estrutura física, que faz a diferença, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as pessoas que nela trabalham com garra, determinação e, onde são atendidas crianças e adolescentes. Serão elas que farão com que esta obra torne-se um bem social. Senhor prefeito Nélio, continue firme em suas metas, é raro um gestor público que tem a sensibilidade em perceber que a educação é o único caminho para uma sociedade melhor. Continue investindo na educação, continue construíndo e ampliando escolas, valorize sempre a categoria de profissionais da educação que assim seu legado enquanto gestor jamais será esquecido", destacou a gestora da escola Joelma de Fátima Marinato.

O Presidente do Centro Comunitário José dos Santos disse não ter palavras para agradecer pela nova escola reformada e ampliada pela Prefeitura.

"A gente não tem palavras para agradecer a Prefeitura por estar realizando hoje um grande sonho, um sonho que a gente sempre teve: ter uma escola padrão, que oferecesse realmente uma educação de maior qualidade, com mais eficiência, num ambiente mais aconchegante. Eu, enquanto liderança, digo, não há sonho maior do que a gente receber uma escola desse nível, nesse padrão , a prefeitura está de parabéns e nós da comunidade, também", apontou José.

Além de reforma geral, com direito à mudança de telhado, elevação do muro e restauração elétrica, a escola São João também recebeu cadeiras novas, ventiladores em todas as salas, mobílias, laboratório de informática e um poço artesiano.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, lembrou do cuidado que os educadores devem ter no trabalho com a educação.

"Nós podemos deixar marcas profundas na vida dos nossos alunos, marcas positivas e marcas negativas, então temos que ter esse cuidado dentro do nosso trabalho na educação, a educação edifica, a educação transforma vidas, a educação dá sustentabilidade tanto para as pessoas, quanto para a sociedade e a gente precisa do trabalho responsável, comprometido de cada um para que possamos ter uma sociedade melhor através da educação", destacou a titular da pasta.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que o objetivo é dotar as escolas das comunidades rurais com estrutura adequada para que seus alunos e funcionários possam ter um ambiente de qualidade.

"Desde o início da nossa gestão, em 2017, fizemos todo um planejamento. Colocamos a casa em ordem, saneamos as contas para que hoje estivéssemos aqui entregando mais uma escola padrão MEC. Educação é investimento para a vida, por isso o nosso governo não mede esforços para, diariamente, oferecer uma educação de qualidade para nossos alunos e um ambiente de trabalho adequado para nossos professores, diretores, técnicos e demais funcionários. Só para a região do Curuá-Una, são 13 obras prontas para serem entregues. Isso demostra o nosso foco em governar para todos, fazer obras por toda Santarém", lembrou Nélio.

Ao final, os alunos da escola agradeceram de diversas formas ao prefeito pelo equipamento entregue. A aluna do 9º ano, Ana Vitória, se apresentou com o som do violino. Já Sara Sofia Santos do 4º ano cantou um hino gospel de agradecimento. Ainda teve a dança "Aquarela do Brasil" e uma poesia, escrita pelos alunos da 5ª série em parceria com a professora Albenita Sá de Sousa. Ela mesma a declamou e, ao final, foi homenageada com uma placa pela direção da escola pelos 39 anos de serviços prestados à educação na comunidade e na escola Sao João.

Mais obras entregues

São João foi a quarta escola reformada e/ou ampliada e entregue. Com ela, já são sete as obras inauguradas pela gestão em 19 dias de governo em 2023.

Já foram entregues:

• Ginásio da Escolas N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Cucurunã
  • Ginásio da escola João Bianor, no Maicá
  • Umei Esperança, bairro da Esperança
  • Escola N. Sra do Perpétuo Socorro/Com. Santa Cruz
  • Escola Cristo Rei/Com. Cristo Rei
  • Escola São Marcos/Com. Secretaria
  • Escola São João/Tipizal

Os investimentos nas 6 obras somam R$ 7.101.295,96.