3. Educação
  4. Prefeitura entrega escola reformada e ampliada para a comunidade Irurama no Eixo Forte
Prefeitura entrega escola reformada e ampliada para a comunidade Irurama no Eixo Forte Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Maria do Rosário Barbosa atende 143 alunos; é a 16ª obra da educação entregue este ano de 2023

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar iniciou mais uma semana de trabalho entregando obra para a população. Na manhã desta segunda-feira (10), o gestor esteve na comunidade Irurama, região do planalto Eixo Forte, para entrega da escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria do Rosário Barbosa. O prefeito esteve acompanhado da primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, do Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, vereador Erasmo Maia, secretários de governo Emir Aguiar, da educação Maria José Maia da Silva, de finanças Josilene Pinto, de turismo Alaercio Cardoso e de agricultura e pesca, Bruno Costa. Lideranças locais como o presidente da comunidade Jorge Henrique da Silva, o Agente Distrital de Alter do Chão Ivan Moreira e a titular do Conselho Fiscal e Escolar Profa Alene Mota também prestigiaram o momento.

A escola localizada na comunidade de Irurama, Km 09 da Rodovia Everaldo de Sousa, atende 143 alunos, da Educação Infantil (Pré I e II) e Ensino Fundamental de 9 anos (1º ao 9º ano) com suporte de 23 funcionários. O educandário conta ainda conta com duas escolas anexas, São José e Agostinho Ferreira Costa.

Passados 13 anos desde sua fundação (06 de outubro de 2009), o prédio recebeu a primeira reforma geral com ampliação de cozinha, depósitos e banheiros.  Um investimento de R$372.890,19 (Trezentos e setenta e dois mil, oitocentos e noventa reais e dezenove centavos). Foi a 16ª obra inaugurada pela gestão nesse início de ano só na educação, sendo 11 escolas, três ginásios, uma quadra coberta e uma Unidade de Educação Infantil (Umei Esperança).

“Me sinto muito grata pela realização da obra, o espaço ficou melhor adequado pra receber nossas crianças e com a reforma e ampliação fica melhor de trabalhar né, porque as crianças pegavam chuva na hora da entrada e agora tem a passarela e toda uma estrutura pra que a gente possa recebe-los da melhor maneira, disse agradecida a diretora Arleane Maria de Sousa.

O Presidente da Comunidade Irurama, Jorge Henrique da Silva Lira, parabenizou a gestão por mais um passo dado na educação local.

“O prefeito tá de parabéns ao entregar mais uma obra de qualidade para o Irurama onde nossos profissionais vão ter o prazer em trabalhar num local de qualidade, um local agradável para trabalhar em prol de nossas crianças”.

A Secretária Municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou o trabalho da educação em parceria com a prefeitura e pediu apoio às professoras no engajamento junto ao programa Alfabetiza Pará, do governo do estado.

“O nosso maior tesouro está aqui, são alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano que ainda estão em classe multisseriada devido o número de alunos e a gente pede muito o apoio sobretudo das professoras de 1º e 2º ano, agora temos um programa juntamente com o governo do estado que é o Alfabetiza Pará onde vamos ver se a gente consegue deixar nossos alunos a partir do 3º ano sem nenhum problema de leitura. Quero ainda agradecer à gestora Arleane pelo seu esforço e dedicação para com essa escola”, finalizou a titular da pasta da educação.

O prefeito Nélio Aguiar relembrou algumas obras já entregues pela gestão à comunidade Irurama.

“Começamos a nossa primeira agenda do dia com inauguração, aqui já estivemos entregando o campo iluminado, já entregamos o micro-sistema, estamos aqui hoje entregando a reforma e ampliação da escola Maria do Rosário e gente fica feliz em poder olhar pelo Irurama, antes mesmo de ser prefeito eu já tinha um carinho pela comunidade, como médico eu frequentava e prestigiava a cultura local, os festivais, as delícias gastronômicas, as danças e como prefeito a prefeitura é sempre parceira por meio da secretaria de cultura e enfim, a gente tá nessa missão e graças a Deus, sempre colhendo resultados positivos”, frizou o gestor.

A educação tem recebido uma atenção especial na região do Eixo. Forte. Além da escola Maria do Rosário Barbosa, a prefeitura também já entregou o ginásio da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Cucurunã, a reforma e ampliação da escola Boaventura Queiroz no São Braz, a construção da nova escola São Francisco na Ponte Alta, reforma e ampliação da escola Antônio da Silva Barbosa na comunidade Vila Nova, reforma da escola Irmã Dorothy no Caranazal, reforma da escola Borari e a construção do ginásio e reforma da escola Sagrado Coração de Jesus em Alter do Chão. Ainda foi entregue a Escola Municipal Tiradentes no Pajuçara em parceria entre a HXP duas novas creches iniciaram atividades funcionando em espaços alugados.

Atendendo a uma reivindicação da gestora Arleane o prefeito também já autorizou a construção de um muro ao redor da escola Maria do Rosário.

A programação encerrou com uma participação especial da cantora Marcele Almeida, filha do saudoso cantor santareno Martinho Maravilla e moradora do lugar. Ao som de seu violão ela interpretou as músicas “É preciso saber viver”, dos Titãs e “Nada se compara”, de Jana Figarela.