3. Educação
  4. Boa Esperança comemora entrega de escola reformada e ampliada pela Prefeitura de Santarém
Boa Esperança comemora entrega de escola reformada e ampliada pela Prefeitura de Santarém Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Na educação, foi a oitava obra inaugurada pela gestão nos primeiros 20 dias de 2023.

A Prefeitura de Santarém entregou mais uma escola no planalto santareno, desta vez na comunidade de Boa Esperança. Foi a quinta escola reformada e ampliada e a oitava obra, na área da educação, inaugurada pela gestão nos primeiros 20 dias de 2023.

Já foram entregues esse ano 2 ginásios, 1 creche e 5 escolas reformadas e ampliadas. Ainda tem mais 27 obras prontas para serem entregues.

A Escola Francisco Pereira Chaves (FPC) fica localizada no km 43 da PA 370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), na comunidade de Boa Esperança. O educandário possui 43 funcionários e atende 511 alunos, sendo 30 da educação infantil, 454 no ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, e mais 27 atendidos na escola anexo Elias Pinto, na comunidade Volta Grande.

Desde 2003, quando recebeu o novo prédio escolar, conforme os padrões do MEC a escola não era reformada.

Na tarde de ontem, sexta-feira (20), a comunidade fez uma grande festa para celebrar o novo prédio reformado e ampliado, ganhando mais duas salas de aula em bloco existente, adaptação de bloco administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de AEE, sala de leitura e sala de informática e ainda, adaptação de bloco de serviço com cozinha, depósitos e banheiros, além de reforma geral da escola e da quadra. Foram investidos R$ 1.457.179,53.

A gestora da escola, professora Marineuza Cunha da Silva, resumiu o sentimento que expressava no momento.

“A palavra que expressa nosso sentimento é gratidão. Somos gratos à Deus, aos pais, aos alunos e a todas as autoridades envolvidas na realização desse sonho”, pontuou a gestora.

A professora Maria José Maia da Silva, secretária municipal de  Educaçäo, exaltou mais uma obra de qualidade entregue pelo governo.

“É mais uma obra entregue na região de planalto. Desde maio de 2022, a escola  estava sendo reformada e ampliada e ficou muito bonita. É uma escola digna em receber nossos 503 alunos aqui matriculados e vamos continuar firmes fazendo com que nossa educação seja, de fato, e cada vez mais, uma educação de qualidade”, destacou a gestora da pasta da Educação.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou ser mais um grande avanço para a comunidade.

“É um grande avanço, a gente acompanha essa escola desde o início do nosso governo em 2017. Recebemos a demanda, vimos a necessidade, muitos alunos e poucas salas de aula, escola muito apertada e já merecendo uma reforma e hoje estamos entregando a escola totalmente reformada, ampliada, com todas as condições melhoradas, tanto para os profissionais como para os nossos alunos estudarem com mais dignidade aqui na escola", destacou Nélio.

Na oportunidade, o gestor ressaltou outras obras já entregues à comunidade como iluminação em LED, ônibus escolar, a implantação de uma creche, que em breve será inaugurada em prédio próprio, ampliação do sistema de abastecimento de água, entre outras, além do apoio cultural dado ao Festival da Tapioca, tradicional evento da comunidade Boa Esperança.

Acompanharam a comitiva o deputado Estadual José Maria Tapajós, os vereadores  Andreo Rasera, Elielton Lira, Erasmo Maia e Alba Leal, além dos secretários  Emir Aguiar (Governo), Sandra Santana (Portos e Transporte Aquaviário) e Bruno Costa (Agricultura e Pesca).

Mais obras entregues

Francisco Pereira Chaves foi a quinta escola reformada e/ou ampliada e entregue. Com ela, já são oito as obras inauguradas pela gestão nos primeiros 20 dias de 2023.

Já foram entregues:

• Ginásio da Escolas N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Cucurunã
  • Ginásio da escola João Bianor, no Maicá
  • Umei Esperança, bairro da Esperança
  • Escola N. Sra do Perpétuo Socorro/Com. Santa Cruz
  • Escola Cristo Rei/Com. Cristo Rei
  • Escola São Marcos/Com. Secretaria
  • Escola São João/Tipizal
  • Escola Francisco Pereira Chaves/Boa Esperança

Os investimentos nas 8 obras somam R$ 8.558.475,49.